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Título

Produção de Sentidos e Experiência Estética na Educação Infantil

Orientador

Prof. Dra. Maria Nazaré da Cruz

Autor

Fernanda Ferreira de Oliveira

Palavra chave

criança pequena, educação infantil, experiência estética, arte, ocupação.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

07/03/2017

Nº Downloads

4071

Resumo

A presente dissertação buscou compreender, a partir de uma pesquisa documental, como um grupo de crianças pequenas da educação infantil se relaciona com a obra de arte no contexto de um projeto sobre ocupação dos espaços públicos culturais e artísticos da cidade de Piracicaba. Observar as crianças pequenas nesses encontros provoca reflexões acerca das experiências estéticas infantis e sobre a interlocução entre as crianças e a arte. As análises das experiências das crianças tomam como ponto de partida as expressões que são manifestadas de diferentes formas: narrativas, gestos, movimentação, o ato de cheirar, tocar, tatear, olhar, escutar, brincar e imitar. A organização desta pesquisa tem como referência alguns textos de Walter Benjamin que dizem respeito à experiência, à arte e à infância, assim como também os estudos de Lev Vigotski sobre a questão da imaginação e criação na infância, a arte e a produção de sentido pela criança. Tanto Benjamin como Vigotski admitem uma concepção de criança pequena como sujeito que produz cultura assim como é nela produzida. A pesquisa foi realizada a partir de documentos produzidos pela própria pesquisadora no exercício da docência na educação infantil, ao longo de um projeto sobre espaços e infâncias. Nesse sentido, foi necessária uma organização metodológica que valorizasse vários tipos de registro, além de evidenciar as diferentes manifestações das crianças pequenas nos espaços artísticos frente à obra de arte. Ao ocupar esses espaços, as crianças os modificam ao mesmo tempo em que se apropriam de gestos e posturas culturalmente pertinentes na relação com a arte, o que nos permite salientar que os espaços são marcados pelas crianças, assim como as marcam. A mímesis e a brincadeira têm papel importante nas vivências da criança com a arte, como modos de produzir sentidos para as obras e de expressar suas sensibilidades e corporeidade, indicando que a criação é constituinte da recepção da obra de arte.

Abstract

The present dissertation sought to understand, from a documentary research, how a group of young children of early childhood education, is related to the work of art in the context of a project about occupation of the cultural and artistic public spaces of the city of Piracicaba . Observing the young children in these meetings provokes reflections on children's aesthetic experiences and the interplay between children and art. The analyzes of children's experiences take as their starting point the expressions, which are manifested in different forms: narratives, gestures, movement, the act of smelling, touching, touching, looking, listening, playing and imitating. The organization of this research has as reference some texts of Walter Benjamin that relate to the experience, the art and childhood, as well as studies by Lev Vigotski on the question of imagination and creation in childhood, art and the production of meaning by the child. Both Benjamin and Vigotski admit a conception of the small child as subject that produces culture as it is produced in it. The research was done from documents produced by the researcher herself in the teaching of children's education, throughout a project on spaces and childhoods. In this sense, a methodological organization was necessary that valued several types of record, besides evidencing the different manifestations of the small children in the artistic spaces in front of the work of art. Such manifestations of children as gestures and postures are culturally relevant in relation to art, and allow us to emphasize that spaces are marked by children, just as they mark them. . Mimesis and play have an important role in children's experiences with art, as ways of producing meanings for works and of expressing their sensibilities and corporeality, indicating that creation is a constituent part of the reception of the work of art.