Visualização do documento
Título
O INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR MILITAR: DILEMAS E DESAFIOS DO INSTRUTOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE NA CASERNA
Orientador
Profa. Dra. TÂNIA BARBOSA MARTINS
Autor
TAMARA ARETTA MAUERBERG TECHE DE FARIAS
Palavra chave
Iniciantes; Ensino Militar; Instrutores de Educação Física; Dilemas e
Desafios; Superações.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
13/02/2017
Nº Downloads
0
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar os dilemas e desafios enfrentados
pelos Instrutores de Educação Física, formados em cursos civis, nos anos iniciais de
docência do Ensino Superior Militar, além de verificar quais as soluções/alternativas
estes Instrutores apontam para superá-los e/ou conviver com eles. O local em que a
investigação ocorreu foi a Academia da Força Aérea, na Seção de Educação Física,
situada no município de Pirassununga-SP, com cinco instrutores militares, formados
em Educação Física em instituições de ensino civis. Para enveredar por estes
estudos, baseamos em referências teóricas que retrata sobre o Ensino Militar: Ludwig
(1998) e Leal (2013); a História da Educação Física: Marinho (1980), Ghiraldelli (1991)
e Castellani Filho (2013); a Escola de Educação Física do Exército: Soeiro e Tubino
(2003); Formação em Educação Física: Souza Neto et al. (2004, 2008), Nascimento
(2006), Martins e Batista (2006), Taffarel e Santos Junior (2010); e, o Início da
Docência: Marcelo Garcia (1992; 1998; 1999), Hurberman (1995), Gonçalves (1995),
Cavaco (1995), Tardif (2002); Souza Neto e Benites (2007) e Rossi e Hunger (2012;
2013). Em termos metodológicos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, por
meio de análises temáticas de conteúdo segundo Minayo (2007). A análise de
conteúdo possibilitou a construção de três categorias, sendo: 1) Ser militar temporário;
2) Valorização x desvalorização da área e do Instrutor de Educação Física; e 3)
Soluções e alternativas encontradas pelos Instrutores de Educação Física para
superar e/ou conviver com os dilemas e desafios do início da docência. Concluímos
que são inúmeros os impasses vivenciados pelos Instrutores de Educação Física na
caserna concentrados, em sua grande maioria, no estranhamento da cultura militar e
no choque de realidade. Observamos, também, que há limite de conhecimento
inerente ao trabalho docente na caserna, limites na autonomia, dificuldades de
abertura de um dispositivo para a prática de Educação Física e, ainda, o
distanciamento entre o cadete e o instrutor devido às barreiras das patentes, dentre
outras problemáticas. São vários os esforços na busca por superação das
dificuldades, tais como: elaborar materiais de estudos com ilustrações, decorar as
fraseologias e movimentos predeterminados, aproximar dos instrutores mais
experientes, dentre outros.
Abstract
The present research had as objective to investigate the dilemmas and challenges
faced by the Physical Education Instructors, trained in civilian courses, in the initial
years of teaching in Military Higher Education, besides verifying which solutions /
alternatives these Instructors aim at to surpass them and / Or live with them. This
investigation took place the Air Force Academy, in the Physical Education Section,
located in the city of Pirassununga-SP, and the target was five military, instructors
trained in Physical Education in civil education institutions. In this we base ourselves
on theoretical references that portrays Military Education: Ludwig (1998) and Leal
(2013); The History of Physical Education: Marinho (1980), Ghiraldelli (1991) and
Castellani Filho (2013); The School of Physical Education of the Army: Soeiro and
Tubino (2003); Training in Physical Education: Souza Neto et al. (2004, 2008),
Nascimento (2006), Martins e Batista (2006), Taffarel and Santos Junior (2010); And
the Beginning of Teaching: Marcelo Garcia (1992; 1998; 1999), Hurberman (1995),
Gonçalves (1995), Cavaco (1995), Tardif (2002); Souza Neto e Benites (2007) and
Rossi and Hunger (2012; 2013). In methodological terms, semi-structured interviews
were conducted, through content thematic analyzes according to Minayo (2007). The
content analysis allowed the construction of three categories, whit one is: 1) Being a
temporary military; 2) Valorization x devaluation of the skill and the Physical Education
Instructor; And 3) Solutions and alternatives found by Physical Education Instructors
to overcome and / or cope with the dilemmas and challenges of beginning teaching.
We conclude that there are countless challenges experienced by Physical Education
Instructors in the barracks, mostly concentrated in the difference between military
culture compared as the civilian and in the reality clash. We also observe that there is
a limit of knowledge inherent to the teaching work in the barracks, limits in the
autonomy, difficulties of knowing drill procedures for the practice of Physical Education,
and also the distance between the cadet and the instructor due to the military hierarchy,
and other problems. There are many efforts to overcome difficulties, such as:
developing study materials with illustrations, knowing predetermined phraseologies
and movements, approaching the most experienced instructors, among others.