Visualização do documento
Título
DO DIREITO AMBIENTAL À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO, VIDA E OBRA DE PAULO AFFONSO LEME MACHADO
Orientador
Profª. Drª. Maria Guiomar Carneiro Tommasiello
Autor
CAROL MANZOLI PALMA
Palavra chave
Educação Ambiental; Educador Ambiental; Direito Ambiental;
Paulo Affonso Leme Machado; História Oral de Vida.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
05/06/2017
Nº Downloads
0
Resumo
A pesquisa tem por objetivo estudar, no contexto do Direito Ambiental, a história de vida
do jurista e professor universitário Paulo Affonso Leme Machado, buscando a
identificação de contribuições que o pensamento, obra e atuação, enquanto docente,
podem trazer para o campo da Educação Ambiental e para a discussão das características
pretendidas em um educador ambiental. O desenvolvimento do trabalho amparou-se na
perspectiva da história oral de vida e no método da análise documental de cunho
qualitativo. Desse modo, apresenta-se a vida e o conjunto da obra do Prof. Paulo Affonso,
sua atuação enquanto professor de Direito Ambiental, para, ao final, empreender um
esforço no sentido de apresentar as principais ideias e premissas que sustentam o seu
pensamento, de forma a contribuir para o alargamento das discussões no campo da
Educação Ambiental. Procurou-se identificar os momentos chaves de sua trajetória de
vida em três cortes analíticos, de acordo com a abordagem metodológica proposta por
Isabel Carvalho (2005): os mitos de origem, as vias de acesso e os ritos de entrada.
Conclui-se que sua vida pessoal e profissional, enquanto um defensor incansável do
interesse público e da natureza como um espaço comum, contribui para a compreensão
da complexidade das questões ambientais contemporâneas e da legislação vigente, para a
identificação de novas temáticas de educação ambiental e para se conhecer o processo de
formação de um educador ambiental crítico, isto é, aquele que lidera ações de resistência
com a finalidade de promover a transformação da sociedade.
Abstract
The present research aims to study in the context of Environmental Law, the life history
of the jurist and professor Paulo Affonso Leme Machado, seeking to identify the
contributions from his thoughts, publications and actions as a teacher, to the field of
Environmental Education. It is also objective of this work to discuss the influence of
Professor’s Machado ideas in the professional profile of an environmental educator. The
development of the study was based on the perspective of the oral history, as well as in
the qualitative documental analysis. Thus, it was presented the life and body of work of
Prof. Paulo Affonso, his performance as Professor of Environmental Law, followed by
an effort to present the main ideas and assumptions which are linked to the context of
contemporary environmental issues and legislation, in order to contribute to extending the
discussions in the field of Environmental Education. We sought to identify the key
moments of his life trajectory in three analytical sections, according to Isabel Carvalho
(2005): the myths of origin, access routes and rites of entry. One can say that his personal
and professional life as a tireless defender both of the public interest and the nature as a
common place, contributes to know the formation process of a critical environmental
educator, a person who leads resistance actions in order to promote the transformation of
society.