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Título

DO DIREITO AMBIENTAL À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO, VIDA E OBRA DE PAULO AFFONSO LEME MACHADO

Orientador

Profª. Drª. Maria Guiomar Carneiro Tommasiello

Autor

CAROL MANZOLI PALMA

Palavra chave

Educação Ambiental; Educador Ambiental; Direito Ambiental; Paulo Affonso Leme Machado; História Oral de Vida.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

05/06/2017

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Resumo

A pesquisa tem por objetivo estudar, no contexto do Direito Ambiental, a história de vida do jurista e professor universitário Paulo Affonso Leme Machado, buscando a identificação de contribuições que o pensamento, obra e atuação, enquanto docente, podem trazer para o campo da Educação Ambiental e para a discussão das características pretendidas em um educador ambiental. O desenvolvimento do trabalho amparou-se na perspectiva da história oral de vida e no método da análise documental de cunho qualitativo. Desse modo, apresenta-se a vida e o conjunto da obra do Prof. Paulo Affonso, sua atuação enquanto professor de Direito Ambiental, para, ao final, empreender um esforço no sentido de apresentar as principais ideias e premissas que sustentam o seu pensamento, de forma a contribuir para o alargamento das discussões no campo da Educação Ambiental. Procurou-se identificar os momentos chaves de sua trajetória de vida em três cortes analíticos, de acordo com a abordagem metodológica proposta por Isabel Carvalho (2005): os mitos de origem, as vias de acesso e os ritos de entrada. Conclui-se que sua vida pessoal e profissional, enquanto um defensor incansável do interesse público e da natureza como um espaço comum, contribui para a compreensão da complexidade das questões ambientais contemporâneas e da legislação vigente, para a identificação de novas temáticas de educação ambiental e para se conhecer o processo de formação de um educador ambiental crítico, isto é, aquele que lidera ações de resistência com a finalidade de promover a transformação da sociedade.

Abstract

The present research aims to study in the context of Environmental Law, the life history of the jurist and professor Paulo Affonso Leme Machado, seeking to identify the contributions from his thoughts, publications and actions as a teacher, to the field of Environmental Education. It is also objective of this work to discuss the influence of Professor’s Machado ideas in the professional profile of an environmental educator. The development of the study was based on the perspective of the oral history, as well as in the qualitative documental analysis. Thus, it was presented the life and body of work of Prof. Paulo Affonso, his performance as Professor of Environmental Law, followed by an effort to present the main ideas and assumptions which are linked to the context of contemporary environmental issues and legislation, in order to contribute to extending the discussions in the field of Environmental Education. We sought to identify the key moments of his life trajectory in three analytical sections, according to Isabel Carvalho (2005): the myths of origin, access routes and rites of entry. One can say that his personal and professional life as a tireless defender both of the public interest and the nature as a common place, contributes to know the formation process of a critical environmental educator, a person who leads resistance actions in order to promote the transformation of society.