Visualização do documento
Título
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA ZÉ DE DEUS E A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DO CAMPO EM COLINAS DO TOCANTINS.
Orientador
Prof.ª Drª. Anna Maria Lunardi Padilha
Autor
DEODETE MARIA DAS NEVES SCHMITT
Palavra chave
Educação; Educação do Campo; Alternância; Formação de trabalhadores.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2017
Nº Downloads
721
Resumo
O tema deste estudo é a educação do campo e a pesquisa versa sobre a Escola Família Agrícola (EFA) Zé de Deus e a formação de trabalhadores do campo em Colinas do Tocantins. As EFAs vêm se constituindo como escola do campo no Brasil desde 1968 e, no Estado do Tocantins, a partir de 1994, com a implantação da primeira EFA em Porto Nacional que posteriormente serviu de modelo para a criação de outras instituições com estas mesmas características. A EFA Zé de Deus nasceu do diálogo entre movimentos sociais com o poder público, no final dos anos 90, após a implantação de diversos assentamentos rurais na região, gerando a necessidade de uma escola que atendesse os interesses dos filhos de famílias assentadas e dos demais agricultores. A pedagogia da alternância é a metodologia adotada para o desenvolvimento das atividades pedagógicas na escola, de modo que esta prática consiste na formação do jovem em diferentes espaços (familiar, comunitário e escolar), diferentes tempos (sessão escola e sessão família-comunidade-trabalho). Objetivou-se, com esta pesquisa, analisar a prática pedagógica desta escola, materializada na pedagogia da alternância e em que medida seus princípios e instrumentos pedagógicos contribuem para a formação dos trabalhadores do campo em Colinas do Tocantins. Intenciona-se, também, contribuir para a discussão em torno da educação do campo e do papel das EFAs como alternativa para a implantação de uma proposta de educação do campo. A análise centra-se nas informações colhidas por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo e por meio dos depoimentos dos sujeitos de pesquisa, alunos gestores e monitores que atuam nesta escola e gentilmente aceitaram o convite para participarem da pesquisa. A hipótese levantada por esta problemática é de que as condições de funcionamento da escola limitam suas atividades pedagógicas e impossibilitam a efetividade dos princípios teóricos da pedagogia da alternância estabelecidos em sua proposta pedagógica. Em termos metodológicos, foi realizada pesquisa bibliográfica em referencial teórico voltado para a temática, análise documental e pesquisa de campo com observação, aplicação de questionários aos alunos e aplicação de roteiro de entrevista com questões abertas aos gestores e monitores da escola. O estudo demonstra que as atividades pedagógicas de formação de trabalhadores na EFA se desenvolvem mediadas pelos instrumentos pedagógicos da pedagogia da alternância nos dois espaços e tempos educativos, tempo escola e tempo comunidade. As análises documentais e as informações da pesquisa de campo apontam que a EFA Zé de Deus tenta manter uma organização que ofereça aos jovens o máximo possível para a sua formação, tendo em vista que a escola se encontra em um cenário de desafios e dificuldades para a realização da sua proposta pedagógica. A pesquisa revelou ainda que alunos e monitores reconhecem essas dificuldades vinculadas à questão financeira, falta de recursos para as atividades básicas de manutenção da escola e para desenvolvimento das atividades pedagógicas como, por exemplo, as visitas de orientação e acompanhamento dos alunos no tempo comunidade. Diante desse cenário a escola busca de todas as formas a implantação de mecanismos para contornar as dificuldades e viabilizar a efetivação do seu Projeto Pedagógico.
Abstract
The theme of this study is the education of the country and the research is about the Agricultural Family School (EFA) Zé de Deus and the training of farm workers in Colinas do Tocantins. The EFAs have been becoming as a rural school in Brazil since 1968, and in the state of Tocantins, since 1994, with the implementation of the first EFA in Porto Nacional, which later served as a model for the creation of other institutions with the same characteristics. The EFA Zé de Deus was born out of the dialogue between social movements with the public power in the late 1990s, after the implementation of various rural settlements in the region, generating the need for a school that would serve the interests of the children of settled families and of the rest farmers. The pedagogy of alternation is the methodology adopted for the development of pedagogical activities at school, so this practice consists of the formation of the young person in different spaces (familiar, communitarian and school), different times (school session and family-community-work session). The aim of this research was to analyze the pedagogical practice of this school, materialized in the pedagogy of alternation and how its principles and pedagogical instruments contribute to the formation of the farm workers in Colinas do Tocantins. It is also intended to contribute to the discussion about education of the country and the role of EFAS as an alternative for the implementation of an education of the country proposal. The analysis focuses on the information collected through bibliographical, documentary and field research and through the testimonies of the research subjects, manager students and monitors who work in this school and kindly accepted the invitation to participate of the research. The hypothesis raised by this problem is that the school's operating conditions limit its pedagogical activities and make impossible the effectiveness of the theoretical principles of the pedagogy of alternation established in its pedagogical proposal. Methodologically, a bibliographical research was carried out in a theoretical framework focused on thematic, documentary analysis and field research with observation, application of questionnaire to the students and application of interview script with questions open to the managers and monitors of the school. The study demonstrates that the pedagogical activities of training workers in the EFA are developed by the pedagogical instruments of the pedagogy of alternation in the two educational spaces and times, school time and community time. The documentary analyzes and the information from the field research map that the EFA Zé de Deus tries to maintain an organization that offers young people the maximum possible for their formation, considering that the school is in a scenario of challenges and difficulties for the pedagogical proposal. The study demonstrates that the pedagogical activities of training workers in the EFA are developed by the pedagogical instruments of the pedagogy of alternation in the two educational spaces and times, school time and community time. The documentary analyzes the information from the field research map that the EFA Zé de Deus tries to maintain an organization that offers young people the maximum possible for their formation, considering that the school is in a scenario of challenges and difficulties for the pedagogical proposal.