Visualização do documento
Título
TERCEIRO SETOR NO BRASIL: ESTRATÉGIAS PARA A CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Orientador
Profa. Dra. Valéria Rueda Elias Spers
Autor
NILCÉIA CRISTINA DOS SANTOS
Palavra chave
Terceiro setor, Captação de recursos, Estratégias, Estudos Organizacionais
Grupo CNPQ
Programa
DR - ADMINISTRAÇÃO
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
21/03/2016
Nº Downloads
3738
Resumo
O Terceiro Setor (TS) é composto por organizações sem fins lucrativos, de caráter privado, mas
de interesse público, que atuam em diversos segmentos, em várias situações complementando
os serviços do Estado, e sobrevivem por meio de doações individuais, empresariais ou
provenientes do próprio Estado. Nessas organizações, a arrecadação de recursos precisa ser
constante para que exista uma gestão eficiente, no que se refere aos meios e métodos para a
obtenção de recursos e eficácia na definição de seus objetivos e resultados alcançados. O
problema do estudo consiste em saber quais estratégias são aplicadas no processo de captação
de recursos praticado pelas organizações do terceiro setor. O objetivo geral é analisar o processo
de captação de recursos no Brasil, com o propósito de identificar as estratégias de captação que
vêm sendo praticadas. Vinculados a este objetivo foram definidos três objetivos específicos:
levantar os modelos existentes para captação de recursos no Terceiro Setor; conhecer a visão
dos profissionais de captação de recursos, no papel de intermediadores do processo de captação
e; identificar as estratégias de captação de recursos praticadas pelas OTS’s. O estudo está,
epistemologicamente, inserido no paradigma funcionalista de Burrel e Morgan, o qual visa
compreender a relação existente entre os doadores e as organizações do terceiro setor (OTS’s),
para estabelecer o fortalecimento do relacionamento entre essas partes na busca da otimização
a obtenção de recursos. Optou-se pela abordagem qualitativa, devido a necessidade de conhecer
na prática no que tange a captação de recursos. Para atingir tais objetivos, primeiramente foi
realizada uma análise bibliométrica, para compreender como se dá a produção do conhecimento
sobre o terceiro setor na área de administração. Em seguida foi realizada uma visita técnica
numa organização do terceiro setor localizada no interior do Estado de São Paulo. Num segundo
momento, sucederam-se entrevistas com profissionais da área de captação de recursos. Também
realizou-se um grupo focal com funcionários de OTS’s envolvidos na captação de recursos. A
última fase da pesquisa deu-se pela aplicação de um questionário com profissionais de captação
de recursos. Para uma melhor análise, os dados da pesquisa foram agrupados quatro categorias
de análise: estrutura de gestão das organizações, captação de recursos – estrutura e diversidade
de fontes, estratégias na captação de recursos e outros aspectos da captação. Os resultados
evidenciaram que a captação de recursos é pautada na elaboração de um plano e na escolha de
estratégias, táticas e ferramentas apropriadas a cada doador, fonte e volume de recursos
necessários, alinhado ao planejamento estratégico das OTS’s, entretanto para a obtenção de
resultados mais eficientes é preciso uma melhor gestão e estruturação da organização, bem
como a implantação de um setor de captação de recursos. Sob o ponto de vista científico, os
prováveis resultados desta pesquisa poderão contribuir para ampliar o entendimento do
processo de captação de recursos para as OTS’s no que tange ao uso de estratégias, estruturas
e gestão de doadores e recursos.
Abstract
The Third Sector (TS) consists of non-profit organizations, private character, but in the public
interest, working in various sectors, in various situations supplementing the services of the
State, and survive through individual donations, business or from the State itself. In these
organizations, fundraising must be constant for efficient management, with regard to the means
and methods for obtaining resources and effectiveness in defining their objectives and results
achieved. The problem of the study is to know which strategies are applied in the fundraising
process practiced by third sector organisations. The generalobjective is to analyze the
fundraising process in Brazil, with the purpose of identifying the funding strategies that are
being practiced. Linked to this objective were defined three specific objectives: raise the
existing models for fundraising in the third sector; meet the vision of fundraising professionals
in the role of ntermediaries of the funding process and; identify fundraising strategies practiced
by the Non Governamental Organization (NGO ' s). The study is, epistemically, inserted in the
functionalist paradigm of Burrell and Morgan, which aims to understand the relationship
between donors and the NGO's, to establish the strengthening of the relationship between these
parts in search of optimization to obtain resources. We opted for a qualitative approach, due to
need to know in practice as it pertains to fundraising. To achieve these objectives, was first
performed a bibliometric analysis, to understand how the production of knowledge about the
third sector in the area of administration. Then a technical visit was carried out in a third sector
organization in the State of São Paulo in Brazil. In a second moment, followed interviews with
professionals in the field of fundraising. Also conducted a focus group with staff of NGO's
involved in fundraising. The last phase of the research was the application of a questionnaire
with fundraising professionals. For a better analysis, the research data were grouped into four
categories: management structure analysis of organizations, fundraising – structure and
diversity of sources, strategies on fundraising and other aspects of fund raising. For a better
analysis, the research data were grouped into four categories: management structure analysis of
organizations, fundraising – structure and diversity of sources, strategies on fundraising and
other aspects of fund raising. The results evidenced that fundraising is basead in the preparation
of a plan and the choice of strategies, tactics and tools appropriate to each donor, source and
volume of necessary resources, aligned to the strategic planning of NGO’s, however for most
effective results you need a better management and structure of the Organization, as well as the
implementation of a fundraising sector. Under the scientific point of view, the likely results of
this survey will help to broaden the understanding of the process of fundraising for the NGO's
regarding the use of strategies, structures and donor management and resources.