Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

IDENTIFICAÇÃO DE LACUNAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Orientador

Prof.ª Dr.ª Anna Maria Lunardi Padilha

Autor

GABRIELA XAVIER PEREIRA POLON

Palavra chave

Formação docente. Educação escolar. Pedagogia Histórico-Crítica. Psicologia Histórico-Cultural. Materialismo Histórico-Dialético.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

17/02/2017

Nº Downloads

926

Resumo

Em um contexto marcado pelas concepções relativistas, pragmáticas, neoliberais e pós-modernas no ideário educacional brasileiro, a presente pesquisa tomou como objeto de estudo a formação de professores na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e teve como objetivo identificar as lacunas presentes na formação docente, uma vez que há necessidades, queixas e sofrimento, sobretudo na constituição e trabalho do professor da educação escolar pública. A identificação das possíveis faltas/falhas formativas se deu por meio da organização de um grupo de estudos com professores iniciantes na carreira e da adoção de três categorias analíticas – ser Gente, ser Professor e ser Capaz, que se expressaram como conteúdos formativos universais e necessários à apropriação e objetivação do patrimônio humano-genérico preconizada pela Pedagogia Histórico-Crítica para os professores. O estudo explicita as possíveis lacunas presentes na formação de professores e evidencia que a configuração atual (neoliberal e pós-moderna) não tem conferido aos docentes uma verdadeira formação e, desse modo, a Pedagogia Histórico-Crítica tem trazido contribuições no debate acadêmico para este objeto de estudo, uma vez que preza pela formação humana livre e universal à organização social vigente.

Abstract

In a context marked by conception relativistic, pragmatic, neoliberal e post-modern in Brazilian Educational ideology, the presente research took as study object the teachers formation at perspective historical-critical pedagogy and had as object to find gaps presentes at teachers formation, once that necessity, complaints, suffering, especially at constitution and work of teachers of education at public school. The identification of possible faults/failures formation it occurred through of study group with beginning teachers career and adoption of three analytical categories – be People, be Teacher and be Capable, which expresses themself as universal formative content and it necessary to apropriation and objectification of the generic human heritage advocated by historical-critical pedagogy for the teachers. The study explicit the possible gaps presente at teachers formation and evidence that the current configuration (neoliberal and post-modern) has not granted to the teachers a truly formation and, like this, historical-critical pedagogy has brought contribution in The academic debate for those study object, since it is prized by the free human formation and universal to the current social organization.