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Título

PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA ADOLESCENTES COM SOBREPESO E OBESAS: ESTUDO COM VOLEIBOL

Orientador

PROF. DR. MARCELO DE CASTRO CESAR

Autor

LUCIANA PREZOTTO BRÓGLIO

Palavra chave

ADOLESCÊNCIA. AVALIAÇÃO. EDUCAÇÃO FÍSICA. OBESIDADE. SAÚDE. VOLEIBOL.

Grupo CNPQ


Programa

DR - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

19/12/2017

Nº Downloads

5905

Resumo

A obesidade na adolescência vem crescendo nos últimos tempos de forma alarmante, sendo necessária a devida atenção nesta fase de profundas transformações e adaptações. O voleibol enquanto esporte coletivo vem ao encontro para um trabalho preventivo de exercícios físicos para esta faixa etária. Existe a necessidade de estudos investigando os efeitos da prática do voleibol em adolescentes meninas com excesso de peso corporal. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de um programa de exercícios, na modalidade do voleibol, em adolescentes com sobrepeso e obesas. Participaram 26 voluntárias, com idade entre 11 e 15 anos, estudantes de escola pública, com o Índice de Massa Corporal (IMC) percentil maior que 85, de acordo com a World Health Organization. As adolescentes foram agrupadas em grupo de intervenção (GI, n = 13) e grupo controle (GC, n = 13). Todas as voluntárias foram submetidas a avaliações antropométricas e testes das capacidades físicas (PROESP-BR), pré e pós 36 semanas. As voluntárias do GI responderam uma pergunta: qual o significado do programa de voleibol para sua vida? As voluntárias do GI participaram de 40 sessões de programa de exercícios físicos com ênfase na modalidade voleibol, duas vezes por semana, complementar às aulas de Educação Física escolar; o GC realizou apenas as aulas de Educação Física escolar. Nos resultados, na comparação inicial entre os grupos, não foram observadas diferenças significantes nas variáveis antropométricas, e nos testes físicos o GI apresentou maior distância atingida no teste de sentar e alcançar e maior distância percorrida na corrida de seis minutos que o GC, não ocorrendo diferenças significantes nos outros testes das capacidades físicas. Na comparação intragrupos, pré e pós, nas medidas antropométricas do GI houve aumento na estatura e na envergadura, e diminuição na circunferência da cintura e do braço direito, não ocorrendo diferença significante na massa corporal, no IMC e na dobra cutânea tricipital; no GC houve aumento da massa corporal, da estatura, da envergadura e da dobra triciptal, não ocorrendo diferenças significativas no IMC, circunferências da cintura e do braço. Nos testes das capacidades físicas, no GI foram observados aumentos na distância atingida no teste de sentar e alcançar, no número de contrações abdominais, na distância alcançada no teste de arremesso de medicineball e no salto horizontal e na distância percorrida no teste de corrida/caminhada dos 6 minutos, e diminuição do tempo nos testes quadrado e corrida de 20 metros; no GC não houve diferenças significantes. A análise das respostas do GI mais destacadas foram: 92% querem participar do programa é saúde e qualidade de vida, 77% responderam que relacionam com a imagem corporal, 61% que programa para sua vida é praticar exercícios físicos, 38% querem é ser capaz e 30% socialização. Conclui-se que o programa de exercícios, com a intervenção do voleibol, complementar às aulas de Educação Física escolar proporcionou benefícios nos indicadores de obesidade e na aptidão física das adolescentes com sobrepeso e obesidade, e também na qualidade de vida, na imagem corporal, no estímulo a prática de exercícios e esporte e a na socialização.

Abstract

Obesity in adolescence has been increasing recently in an alarming way, requiring attention at this stage of profound changes and adaptations. Volleyball as a team sport comes to the meeting as a preventive work of physical exercises for this age group. There is a need for studies investigating the effects of volleyball practice in adolescent girls with excess body weight. The objective of this study was to analyze the effects of an exercise program with the volleyball modality, additional to Physical Education classes at school, on overweight and obese adolescents. Twenty-six girls, aged 11 to 15 years, enrolled in public schools, with a Body Mass Index (BMI) superior to 85 percentile according to the World Health Organization. The adolescents were grouped in intervention group (IG, n = 13) and control group (CG, n = 13). All volunteers were submitted to anthropometric assessments and physical capacity tests (PROESP-BR), before and after 36 weeks. The IG volunteers answered the question: What is the meaning of the volleyball program to your life? The IG volunteers participated in 40 sessions of the physical exercises program with emphasis on volleyball, twice a week, complementary to the Physical Education classes at school; the CG performed only the Physical Education classes at school. According to the results, in the initial comparison between the groups, no significant differences were observed in the anthropometric variables, and in the physical tests the IG had a greater distance reached in the sit and reach test and a greater distance covered in the six-minute race than the CG, and no differences were observed in the other tests of physical abilities. In the intragroup comparisons, pre and post, the anthropometric measurements of the IG showed an increase in height and wingspan, and a decrease in waist and right arm circumferences, with no significant difference in body mass, BMI and triceps skinfold; in the CG there was an increase in body mass, stature, wingspan and triceps skinfold, with no significant differences in BMI, waist circumference and arm circumferences. In the physical abilities tests, in the IG were observed increases in the distance reached in the sit-and-reach test, in the number of abdominal contractions, in the distance reached in the medicine ball throw test and in the horizontal jump, and in the distance covered in the running / walking test of 6 minutes, and decrease of time in the tests square and 20 meters run; in the CG there were no significant differences. The analysis of the most significant IG responses were: 92% joining the program is health and quality of life, 77% answered that it relates to body image, 61% that the program for their life is to practice physical exercises, 38% that is being able and 30% socializing and 30% socialization. The conclusion is that the exercise program, with volleyball intervention, complementary to physical education classes, provided benefits in the obesity indicators and physical fitness for overweight and obese adolescents, and also in the quality of life, body image, in the stimulation to practice exercises and sports, and in the socialization.