Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O PROFESSOR INICIANTE EM GEOGRAFIA: RELACAO ENTRE A FORMACAO INICIAL E O ...

Orientador

SUELI MAZZILLI

Autor

RAFAEL ORTEGA DE ANDRADE

Palavra chave

ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSOR INICIANTE, FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

23/08/2006

Nº Downloads

2054

Resumo

O ingresso de docentes recém graduados no mercado de trabalho, via de regra, é marcado por dificuldades relacionadas particularmente à prática de ensino em seu cotidiano escolar, o que os leva a questionar os conhecimentos obtidos durante seu processo formativo. Pesquisas voltadas à formação de professores têm evidenciado diversos fatores que podem explicar esta problemática, como por exemplo, a estrutura curricular, que separa formação teórica e prática, ou as formas como são utilizadas as atividades destinadas às práticas de ensino, dentre outros. A busca de resposta às razões que levam a este descompasso demanda aprofundar o conhecimento acerca dos problemas que os professores que iniciam a carreira docente. Neste enfoque, a presente pesquisa tomou como problemática central o trabalho dos professores de Geografia em início de carreira, buscando investigar e analisar as dificuldades próprias do exercício profissional de cinco professores iniciantes da área de Geografia da cidade de Piracicaba, relacionando-as com a formação inicial. Ao final, os professores que participaram da pesquisa foram estimulados a apresentarem sugestões para a melhoria do processo formativo. Os sujeitos da pesquisa foram indicados por escolas da cidade. Para coleta dos dados, valemo-nos de entrevistas semi-estruturadas que permitiram os participantes se expressassem livremente sobre o assunto em questão. A análise dos dados pautou-se no conceito de saberes docentes entendendo-os, com base em Maurice Tardif, como um conjunto de conhecimentos, habilidades e competências que os professores mobilizam em suas práticas escolares, adquiridos ao longo da vida do professor. O estudo evidencia que os professores iniciantes entrevistados enfrentam dificuldades advindas de lacunas existentes na formação inicial que obtiveram tais como: grande distanciamento entre as expectativas que traziam acerca do trabalho educativo e a realidade do cotidiano escolar, carência de conhecimentos didáticos, falta de relação entre conhecimento específico da área de Geografia e conhecimentos pedagógicos, insuficiência de informações no que diz respeito ao funcionamento dos estabelecimentos escolares. Indagados sobre as possíveis causas destas lacunas na formação inicial, indicam principalmente dois fatores: os estágios supervisionados considerados insatisfatórios por não tomarem a análise da realidade escolar como fator formativo e o fato das Universidades priorizarem o bacharelado em detrimento da licenciatura. Palavras-chave: professor iniciante em Geografia, exercício profissional, formação inicial de professores

Abstract

.