Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ANÁLISE DAS CAPACIDADES FÍSICAS BÁSICAS DE PRATICANTES DE ATLETISMO NO GINÁSIO EXPERIMENTAL OLÍMPICO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO RETROSPECTIVO

Orientador

Profa. Dra. Rosana Macher Teodori

Autor

RUBEM MACHADO FILHO

Palavra chave

Movimento Humano; Atletismo; Aptidão Física; Escolares.

Grupo CNPQ


Programa

DR - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

22/10/2018

Nº Downloads

886

Resumo

Este estudo retrospectivo longitudinal teve como objetivo comparar o desempenho cardiorrespiratório, a força muscular e a velocidade de escolares (11 a 15 anos) praticantes de atletismo, treinados no Ginásio Experimental Olímpico, da Cidade do Rio de Janeiro-RJ, nas modalidades corrida de 100m, corrida de 400m e lançamento de pelota. Cento e dezoito escolares foram divididos em dois grupos: G 1: estudantes do 8° e 9°ano, que treinaram 5 vezes por semana nas modalidades corrida de 100m (n=32); corrida de 400m (n=18) e lançamento de pelota (n=20); G 2: estudantes do 6° e 7° ano, que treinaram 3 vezes por semana nas modalidades corrida de 100m (n=20); corrida de 400m (n=15) e lançamento de pelota (n=13). Respeitando-se os respectivos grupos, os voluntários treinaram durante 2 horas por dia, durante 6 meses, sendo a primeira hora destinada ao treinamento da modalidade específica e a segunda, a exercícios de musculação e exercícios pliométricos. Foram coletados dados antropométricos, de impulsão horizontal e vertical, lançamento de medicine ball, corrida de 20 metros e corrida de 6 minutos, antes e após o período de treinamento. Os dados foram tabulados em uma planilha do Excel para comparação inter e intra grupos. As variáveis (idade, massa corporal, estatura e IMC) foram resumidas em médias e desvios padrões. Para a análise da distribuição dos dados foi utilizado o Teste de Shapiro-Wilk", sendo constatada a não normalidade na distribuição, para os resultados dos testes de aptidão física (impulsão horizontal, impulsão vertical, Medicine Ball, corrida 20 m e corrida 6 min) utilizou-se o teste de Wilcoxon para análise intragrupo e o teste de Mann Whitney para análise intergrupos. Considerou-se o nível de significância de 5%. As análises foram processadas com uso do SPSS 22.0 e do BIOEST 5.3. No grupo que treinou 3x por semana, houve melhora significativa da impulsão horizontal (nas 3 modalidades), da impulsão vertical (apenas no lançamento de pelota), do arremesso de medicine ball (na corrida de 100m e no lançamento de pelota), da velocidade (em todas as modalidades) e da corrida de 6 minutos (na corrida de 100m e no lançamento de pelota). A comparação entre os grupos (condições pré e pós treinamento) não apresentou diferença significativa. Já no grupo que treinou 5x por semana, houve melhora significativa em todas as variáveis, nas 3 modalidades estudadas. A comparação entre os grupos (condições pré e pós treinamento) não apresentou diferença significativa. Foi verificado que a idade e os dados antropométricos (peso, estatura e IMC) não sofreram alterações durante o período de treinamento (6 meses) em quaisquer modalidades, mostrando que os dados dos voluntários eram homogêneos. Conclui-se que um programa de intervenção em escola de período integral, com uma frequência semanal de 3 a 5 vezes, durante 2 horas, melhora o padrão de aptidão física de escolares.

Abstract

This longitudinal retrospective study aimed to compare the cardiorespiratory performance, muscular strength and speed of athletes practicing athletics, trained at the Gymnasium Experimental Olímpico, in the City of Rio de Janeiro, RJ, in the race modalities of 100 m , 400m run and ball throw. One hundred and eighteen schoolchildren were divided into two groups: G 1: 8th and 9th grade students, who trained 5 times a week in 100 m run modalities (n = 32); 400 m run (n = 18) and ball throw (n = 20); G 2: 6th and 7th year students, who trained 3 times a week in 100 m running modalities (n = 20); 400 m run (n = 15) and ball throw (n = 13). Following the respective groups, the volunteers trained for 2 hours a day for 6 months, the first hour being dedicated to the specific training and the second to weight training and plyometric exercises. Anthropometric data were collected, with horizontal and vertical impulsion, medicine ball, 20-meter run and 6-minute run before and after the training period. The data was tabulated in an Excel spreadsheet for inter- and intra-group comparison. The variables (age, body mass, height and BMI) were summarized in means and standard deviations. For the analysis of the data distribution, the Shapiro-Wilk test was used, and the non-normality in the distribution was verified for the results of physical fitness tests (horizontal impulse, vertical impulse, Medicine Ball, 20 m run and 6 min run) the Wilcoxon test was used for intragroup analysis and the Mann Whitney test was used for intergroup analysis and the significance level of 5% was used.The analyzes were processed using SPSS 22.0 and BIOEST 5.3 In the group that trained 3x per week, there was a significant improvement of the horizontal thrust (in the 3 modalities), the vertical thrust (only in the pellet throw), the medicine ball pitch (in the 100m race and pellet throw), speed ) and the 6-minute race (in the 100m race and in the pellet throw) .The comparison between the groups (pre- and post-training conditions) did not present a significant difference. 5x per week, there was a significant improvement in all variables, in the 3 modalities studied. The comparison between the groups (pre and post training conditions) did not present a significant difference. It was verified that age and anthropometric data (weight, height and BMI) did not change during the training period (6 months) in any modalities, showing that the data of the volunteers were homogeneous. It was concluded that a full-time school intervention program, with a weekly frequency of 3 to 5 times for 2 hours, improves the physical fitness of schoolchildren.