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Título
ESTUDO DE UM VOLUNTARIADO NA ÁREA DA SAÚDE E A GESTÃO POR PROCESSOS PARA A RETENÇÃO DE VOLUNTÁRIOS
Orientador
Profa. Dra. Graziela Oste G. Cremonezi
Autor
KARLA CRISTINA DE FREITAS SOUZA
Palavra chave
Gestão por Processos, Retenção de Voluntários, Voluntariado
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
10/12/2018
Nº Downloads
512
Resumo
A pesquisa tem como objetivo estudar o Departamento de Voluntários de uma Instituição na Área da Saúde e o impacto que uma gestão organizada por processos tem na retenção de voluntários. Procede-se uma revisão da literatura, a partir da qual fora resgatada a história do voluntariado no Brasil, que retrata um início difícil, mas repleto de solidariedade e apoio mútuo. Por séculos, o voluntariado no país sobreviveu a sombra da religiosidade de uma nação acolhedora de povos, línguas, etnias, culturas e credos. Muito próximo à virada do milênio, a Organização das Nações Unidas (ONU) abraçou o voluntariado e resgatou-o do mais puro assistencialismo para um exército de cidadãos engajados na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Organizações não-governamentais (ONG’s), Fundações e Associações de cunho social, emergiram no Brasil rapidamente e uma multidão de cidadãos passaram a buscar estas instituições para atuar como voluntário. O engajamento social foi mais forte e rápido que o tempo necessário de maturidade organizacional para acolher este novo público e o atual desafio da década é reter esses voluntários em tais instituições.
Diante desse cenário, torna-se visível, um Departamento de Voluntários que carrega nos ombros a experiência de mais de meio século de existência, com um corpo de voluntários muito bem estruturado, conhecido pela excelência em qualidade,
certificada pela norma internacional ISO9001 e que passou a desenvolver suas atividades pautadas numa gestão por processos, sem perder o caráter humanitário, tão peculiar e característico do voluntariado. Portanto, foi estudado o voluntariado do
Hospital Israelita Albert Einstein, localizado na zona sul da capital paulista, optandose pelo delineamento metodológico, com base numa abordagem qualitativa, pautada na pesquisa exploratória, diagnóstica e descritiva. Os dados foram coletados por meio
da realização de dois encontros de focus group, com 12 participantes em cada grupo, totalizando 24 voluntários de diferentes frentes de atuação do Departamento e à aplicação de questionários, avaliando a satisfação de 59 gestores do Hospital Albert Einstein que atuam com voluntários em seus setores. Como resultados desta pesquisa, verifica-se que o diferencial do Departamento de Voluntários em estudo é que 96% de seus voluntários atuam há mais de 3 anos na função e desses, 8% atuam há mais de 21 anos. Outro resultado relevante é evidenciado pela porcentagem que indica 77% dos entrevistados consideram que uma gestão organizada e estruturada
por processos favorece a retenção de voluntários. Em relação aos gestores do hospital, 89% consideram muito importante a atuação dos voluntários em seus respectivos setores e 11% consideram importante. Portanto, com base em toda a análise de dados, conclui-se que a gestão de um departamento de voluntários na área da saúde, organizada e estruturada por processos, contribui para a retenção dos voluntários e para a satisfação dos gestores.
Abstract
This work has the aim of studying the volunteering work of a Healthcare Institution in the scope of management based on processes, and its impact on retaining volunteers. It comes from a review on the literature where the volunteering history in Brazil is
portrayed as having a hard beginning, however filled with sympathy and mutual support. For many centuries, the volunteering work in Brazil survived under the religiosity´s shade of a nation that welcomes people, languages, races, cultures and beliefs. Very close to the turn of the millennium, the UN – United Nations, embraced
the volunteering work and rescued it from pure charity to a troop of citizens engaged in the fight for a fairer and more egalitarian society. The NGOs, Foundations and Associations of social welfare emerged on Brazil very fast, and a multitude of citizens looked for these institutions to work as a volunteer. This social engagement was faster and stronger than the time needed to have an organizational maturity to assist this new public and the great and actual challenge of the decade is retaining these volunteer talents in these institutions. In face of this scenario, calls our attention a volunteering that carries an experience of over half century of existence, with volunteer corps very well structured, known for its excellence in quality, certified by the International Standard ISO9001. It also developed its activities based on management processes without losing its humanitarian character, so peculiar and characteristic on volunteering. Therefore, the volunteering of the Israelite Hospital Albert Einstein, located in the south of São Paulo capital, will be studied opting for methodological
delineation, based on qualitative approach stated on exploratory, diagnostic and descriptive research. It is expected as a result of this research to verify if the differential of this volunteering, that is able to maintain a significant index on retaining its
volunteering corps, is based on a management ruled by processes and quality. Therefore, will be made interviews with the board of directors and managers of the Institution, as well as a formation of a focus group with volunteers from different areas of activities, in order to evaluate the level of satisfaction related to the work made by these volunteers. As a result of this research, it is verified that the difference of the Department of Volunteers under study is that 96% of its volunteers have been working for more than 3 years, of which 8% have been working for more than 21 years. Another
relevant result is evidenced by the percentage that indicates 77% of the interviewees;
consider that a management organized and structured by processes favors the retention of volunteers. In relation to hospital managers, 89% consider the performance of volunteers in their respective sectors to be very important and 11% consider it important. Therefore, based on the entire data analysis, it´s concluded that the management of a volunteer department in the health area, organized and structured by processes, contributes to the retention of volunteers and to the satisfaction of managers.