Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

CINEMA DE ANIMAÇÃO: UM RECURSO PEDAGÓGICO EM DESENVOLVIMENTO

Orientador

BELARMINO CESAR GUIMARÃES DA COSTA

Autor

GECI DE SOUZA FONTANELLA

Palavra chave

CINEMA DE ANIMAÇÃO, EDUCAÇÃO, DESENHO ANIMADO, MEDIAÇÃO, FORMAÇÃO

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

25/08/2006

Nº Downloads

1797

Resumo

O cinema de animação pode ser utilizado em sala de aula como um recurso pedagógico transdisciplinar. Ele pode, mesmo na condição de mercadoria, ajudar como meio pedagógico no aprendizado da matemática, da cultura, da ciência, da educação artística, do reconhecimento do mundo em que as crianças vivem e, além disso, possibilitar a trabalhar no resgate de valores e costumes, proporcionando desenvolvimento humano através da desconstrução da história contada e do conhecimento da técnica. Poderá ajudar os educadores a compreender e mediar a produção de sentidos, de significados, de res-significações, manifestas ou não, de seus educandos. Desta forma poderão olhar para o olhar das crianças, escutando-as, percebendo-as, no sentido de orientá-las na apreensão e compreensão da história contada. A experiência executada na EMEIEF Professor Jorge Bertolaso Stella em Mogi Mirim, SP, permitiu comprovar estas afirmações.

Abstract

The motion cinema can be utilized in the classroom as a transdisciplinary pedagogic mean. It can be also utilized, even being a merchandise, as a pedagogic mean in the alphabetical, mathematical, cultural, scientific, artistic learning, in the knowlearning of the environmental world in which children live. Farther it will aid in the values and morals redeeming, providing human development throught the debilding of the story and technic knowledge. It would favour educators to understand and to mediate manifested or not manifested feeling production and re-meaning by the pupils. The teacher would can look to the children looking, would can hear and compreend them in the appreension and understanding of the story. The experience performed in the EMEIEF Professor Jorge Bertolaso Stella, Mogi Mirim, SP, BR allowed to proof these propositions.