Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Orientador

Profa. Dra. TÂNIA BARBOSA MARTINS

Autor

KATIANA DE LIMA ALVES SILVA

Palavra chave

Educação Profissional de Nível Médio, Trabalho e Educação, Currículo,Instituto Federal.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

22/06/2018

Nº Downloads

540

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de construção e implementação do projeto pedagógico do curso (PPC) Técnico Integrado ao Ensino Médio em Redes de Computadores no Campus Boituva, pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, considerando as relações estabelecidas no processo de articulação das áreas básicas e específicas do currículo, com destaque para os desafios, dilemas e conflitos enfrentados pelos envolvidos, bem como as alternativas propostas. A política de educação profissional e tecnológica promovida pelos governos petistas de Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff resultou na expansão da rede federal e criação dos institutos federais no ano de 2008 com implicações diretas nos processos de concepções dos currículos dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio. Há que destacar que, a partir de 1980, a política curricular destinada ao ensino médio no Brasil é marcada pela descontinuidade de concepções, oscilando entre a formação humana integral e a formação para o exercício profissional. Nas últimas décadas, o discurso predominante dos governos progressistas considera a importância do currículo integrado, porém são inúmeros os impasses vivenciados pelos envolvidos no processo de elaboração e implementação dos projetos pedagógicos de cursos. Tendo isso em vista, analisou-se a trajetória percorrida para a elaboração e implementação do PPC do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Redes de Computadores. A investigação fundamenta-se nas bases conceituais da educação profissional, tendo como referência os autores do campo do “trabalho e educação” com destaque para as contribuições de Kuenzer (2007), Saviani (2003, 2008, 2009,2010), Ramos (2005, 2007,2012), Frigotto (2005, 2008, 2012,2014), Ciavatta (2005, 2012), Moura (2007,2013), Ribeiro (2009 2014,2016) e Ferreti (2016). O plano de trabalho incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas com os envolvidos no processo de elaboração e implementação do PPC: diretor, pedagogo e professores de formação geral e professores de formação técnica. Conclui-se que existem vários dilemas e desafios vivenciados pelos envolvidos nesse processo, tais como, a intensa dificuldade de construir o currículo integrado baseado na integralização dos componentes curriculares e seus conteúdos, e o insuperável dilema das negociações entre os professores. Há limites no que se refere à 14 compreensão de educação profissional e educação integrada. Além disso, os esforços de integração entre as áreas específicas e de formação geral são permeados de contradições decorrentes, principalmente, do processo de formação dos profissionais das diversas áreas, específicas e geral, entre outros.

Abstract

This research aims to investigate the process of construction and implementation of the pedagogical project of the Technical Integrated High School Course in Computer Networks in Campus Boituva, belonging to the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP), considering the relationships established in the articulation process of the basic and specific areas of the curriculum, highlighting the challenges, dilemmas and conflicts faced by those involved, as well as the alternatives proposed. The policy of professional and technological education promoted by the Portuguese governments of Luís Inácio Lula da Silva and Dilma Rousseff resulted in the expansion of the federal network and creation of the federal institutes in the year of 2008 with direct implications in the processes of conceptions of the curricula of the Technical Courses Integrated to the Teaching Medium. It should be pointed out that, since 1980, the curricular policy for secondary education in Brazil is marked by the discontinuity of conceptions, oscillating between integral human education and training for professional practice. In the last decades, the predominant discourse of the progressive governments considers the importance of the integrated curriculum, but there are innumerous impasses experienced by those involved in the process of elaboration and implementation of the pedagogical projects of courses. With this in view, the trajectory covered for the elaboration and implementation of the PPC of the Technical Course Integrated to High School in Computer Networks was analyzed. The research is based on the conceptual bases of professional education, having as reference the authors of the field of "work and education" with emphasis on the contributions of Kuenzer (2007), Saviani (2003, 2008, 2009,2010), Ramos (2005), 2007), Frigotto (2005, 2008, 2012,2014), Ciavatta (2005, 2012), Moura (2007,2013), Ribeiro (2009 2014,2016) and Ferreti (2016). The work plan included semi-structured interviews with those involved in the PPC design and implementation process: director, teacher and general training teachers and technical training teachers. It is concluded that there are several dilemmas and challenges experienced by those involved in this process, such as the intense difficulty of building the integrated curriculum based on the completion of curricular components and their contents, and the insurmountable dilemma of negotiations between teachers. There are limits to the understanding of vocational education and integrated education. In addition, integration efforts 16 between specific areas and general training are permeated by contradictions resulting mainly from the training process of professionals from different areas, specific and general, among others.