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Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: DISCUTINDO CONCEPÇÕES E PROPOSTAS COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Orientador

Profa. Dra. ANDREZA BARBOSA

Autor

FERNANDA FREIRE

Palavra chave

Educação Ambiental; Concepções Docentes; Trabalho Docente Coletivo; Formação de Professores.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

07/12/2018

Nº Downloads

917

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de Educação Ambiental (EA) que orientam as discussões nos encontros de trabalho coletivo de professores do Ensino Médio de uma escola da rede estadual paulista. O trabalho envolveu o acompanhamento de 11 professores, que se reuniram no contexto das atividades de trabalho pedagógico coletivo (ATPC), no 2° semestre de 2017, para discutir suas experiências e práticas com Educação Ambiental no cotidiano escolar. Nesses encontros, os professores não só puderam expressar seus pontos de vista, mas confrontar suas perspectivas com a oportunidade de elaborar e reelaborar suas concepções. Sendo assim, é preciso considerar que as concepções de Educação Ambiental analisadas foram enunciadas num contexto de diálogo e de formação compartilhada. As análises das transcrições dos encontros, baseadas no método de intepretação de sentidos, evidenciaram a concepção da Educação Ambiental crítica como ponto de partida para a reflexão do trabalho dos professores, muito embora a concepção conservadora estivesse presente em atividades pontuais e dirigidas. No entanto, como contrapontos ao desenvolvimento de um trabalho coletivo considerado necessário para uma Educação Ambiental na escola, destacaram-se as dificuldades decorrentes das condições de trabalho dos professores, como as intensas rotinas de trabalho que impedem o planejamento conjunto, a jornada distribuída em várias escolas, o currículo prescrito pelas avaliações externas, entre outras. Por fim, da tensão entre potencialidades e dificuldades do trabalho com a Educação Ambiental na escola emergiram as reflexões que conduziram às tentativas de acordos coletivos, que marcam alguns pontos de chegada pretendidos: o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e o esforço para uma reorganização das práticas de modo que professores e estudantes possam reconhecer as articulações sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais, a partir da inter-relação entre os sujeitos e o mundo.

Abstract

The present research aimed to analyze the conceptions of Environmental Education (EA) that guide the discussions in the collective work meetings of high school teachers in a public school of São Paulo State. The work involved meetings with 11 teachers who gathered together in the context of the activities of collective pedagogical work (ATPC), in the second semester of 2017, to discuss their experiences and practices with Environmental Education at school. At these meetings teachers were not only able to express their points of view, but also, to confront their perspectives with the opportunity to elaborate and re-elaborate their conceptions. Therefore, it is necessary to consider that the conceptions of Environmental Education analyzed were enunciated in a context of shared dialogue and formation. The analysis of the transcriptions of the meetings, based on the method of interpretation of meanings, evidenced the conception of Critical Environmental Education as a starting point for reflection on the work of teachers, even though the conservative conception is present in specific and directed activities. However, as counterpoints to the development of a collective work considered necessary for an Environmental Education in the school, the teachers highlighted the difficulties arising from working conditions, such as intense work routines that hinder joint planning, the workload distributed in several schools, the prescribed curriculum followed by external evaluations, among others. Finally, from the tension between potentialities and difficulties of the work with Environmental Education in the school, emerged the reflections that led to the attempts of collective agreements that set some points of arrival: the development of interdisciplinary projects and the effort for a reorganization of the practices in a way that teachers and students can recognize the social, economic, political, cultural and environmental articulations from the interrelation between the subjects and the world.