Visualização do documento
Título
A GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DE GESTÃO EM TURISMO DO CAMPUS CUBATÃO DO IFSP E OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS
Orientador
Prof.ª Dr.ª Tânia Barbosa Martins
Autor
JAIRO BARBOSA JUNIOR
Palavra chave
Educação Profissional, Graduação Tecnológica, Instituto Federal de São Paulo, Arranjos Produtivos Locais.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
03/12/2018
Nº Downloads
553
Resumo
BARBOSA JR., Jairo, 2018. A Graduação em Tecnologia de Gestão de Turismo do Campus Cubatão do IFSP e os Arranjos Produtivos Locais. Tese (Doutorado em Educação). 176 f. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP.
A presente tese dedica-se a analisar a formação acadêmica e profissional nos cursos superiores de tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), em face às disposições dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), a partir da observação de um curso consolidado, o de Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo do Campus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo. A metodologia em sua fase heurística incluiu levantamentos estatísticos, análises de documentos oficiais dos entes governamentais como MEC, INEP, SETEC, IFSP, IFSP-Cubatão e correlatos e legislação oficial. A parte empírica ocorreu com a participação de egressos por meio de questionário, voltado a entender como se dá a inserção profissional em função da sua formação e, no segundo momento, a realização de entrevistas visando à observação de como se processa a inserção social nos APLs. O trabalho inclui também análise dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos egressos, fonte da experimentação prática dos alunos. Os resultados na fase exploratória demonstraram grande número de evasões, pouca procura do curso por pessoas do entorno e afastamento dos egressos dos APLs, em face de fatores de ordem política e econômica, bem como de ordem interna, como a formação do currículo, baixa carga horária, falta de atividades externas etc. Na fase empírica, obtivemos percepções que se distanciaram dos problemas anotados na fase heurística, quando os discursos dos alunos demonstraram que alinhavam seus discursos com aquilo que seria esperado pelo mercado de trabalho e, por sua vez, ao experimentarem seus conhecimentos na elaboração dos TCCs, utilizaram em grande parte os conceitos técnicos e gerais aprendidos, procurando adequar seus trabalhos às condições endógenas próprias dos APLs. Entre as principais conclusões obtidas está a de que o modelo de ensino superior tecnológico proposto pelo Campus Cubatão do IFSP, focado no atendimento aos APLs, com a valorização dos conceitos de eficiência coletiva, interação, cooperação, interdependência no espaço e outros, com características holísticas e humanistas, além das meramente operacionais, propicia condições de ocupação e de emancipação aos egressos, independentemente da relação direta com o mercado de trabalho.
Abstract
BARBOSA JR., Jairo, 2018. The Graduation in Tourism Management Technology, Campus IFSP Cubatão and the Local Productive Arrangements. Thesis (PhD in Education). 176 f. Methodist University of Piracicaba, Piracicaba, SP.
This thesis is devoted to the understanding of academic and professional training in the higher courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology (IF), with a view to the provisions of local productive arrangements (APLs), from the observation of a course consolidated, the Technological Graduation in Tourism Management of Campus Cubatão in Federal Institute of São Paulo. The methodology in its heuristic phase, had the statistical surveys, documentary analysis officials of governmental entities such as MEC, INEP, SETEC, IFSP, IFSP, and the official legislation. The empirical part occurred with the participation of graduates by means of a questionnaire, aiming to understand how the professional insertion is given by their training and, secondly, the realization of interviews aimed at observing how the insertion in the APLs is processed. The work also includes an analysis of the Course Completion Work (TCC) of graduates, source of practical experimentation of students. The results of the heuristic phase showed many abandonment, little demand for people in the vicinity and withdrawal of the graduates from the APLs, in view of factors political and economic order, as well as internal order, such as the formation of the curricle, low workload, lack of external activities etc. In the empirical phase, we obtained perceptions that distance themselves from the problems observed in the heuristic phase, when the students discourses showed that they were aligned with what would be expected by the labor market and, in turn, experience their knowledge in the elaboration of the TCCs, largely used the technical and general concepts learned, seeking to adapt their work to the endogenous conditions proper to the APLs. Among the main conclusions obtained is the teaching model Technological Superior proposed For Campus IFSP Cubatão, focus to meet the APLs, with the appreciation of the Concept of Collective efficiency, interaction, cooperation, interdependence in space and others, include holistic and humanistic characteristics, in addition to the purely operational, provides conditions of occupation and emancipation to graduates, regardless of the direct relationship with the labor market