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Título
(Re) elaborações de concepções sobre docência, experimentação e ciência na formação inicial de professores de química
Orientador
Maria Cecília Rafael de Góes
Autor
Thiago Antunes-Souza
Palavra chave
Educação química. Formação docente inicial. Experimentação investigativa. Três níveis de conhecimentos químicos. Mediações pedagógicas.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
17/12/2018
Nº Downloads
920
Resumo
A presente tese insere-se no campo de pesquisas e estudos da Educação Química e propõe-se investigar se e como futuros professores de química (re)elaboram suas visões simplista de docência e empirista/positivista de experimentação e ciência, à luz de três contribuições de pesquisas daquele campo: experimentação investigativa, articulação entre os três níveis de conhecimento químico (fenomenológico, representacional e teórico-conceitual) e mediações pedagógicas. Tomando como diretriz uma integração dessas contribuições, optamos por trabalhar, com licenciandos de Química, possíveis ações de ensino em uma estratégia formativa que envolveu a construção de guias experimentais investigativos e foi desenvolvida em seis etapas: i) identificação de concepções prévias sobre ciência e experimentação e a problematização do tema; ii) exemplificação da abordagem investigativa por meio de uma aula modelo; iii) proposição de um modelo de guia experimental investigativo; iv) escolha de um tema químico e elaboração da primeira versão do guia; v) estudo sobre mapas conceituais e reelaboração dos guias; vi) entrevista com os licenciandos. A orientação teórico-metodológica assumida se fundamenta na abordagem histórico-cultural, principalmente em estudos de Lev S. Vigotski. As diretrizes do método em termos de construção de análises nos possibilitaram estudar o processo de construção dos guias experimentais investigativos, considerando dois aspectos: o primeiro, referente à opção por uma análise do processo em oposição à análise do produto e o segundo, baseado na construção de uma investigação explicativa e não meramente descritiva. A investigação tecida nos permitiu: i) identificar concepções iniciais dos licenciados, concernentes à ciência e à experimentação, de um lado, e, à mediação pedagógica e aos níveis de conhecimento químico, de outro; ii) caracterizar tais concepções, por meio de análise dos guias experimentais produzidos e de possíveis mudanças constatadas pelo confronto das duas versões por eles elaboradas; iii) evidenciar depoimentos sobre suas aprendizagens e dificuldades durante a estratégia formativa com eles desenvolvida. Considerando o processo de construção dos guias, os resultados indicam que os licenciandos que efetuaram mudanças na segunda versão manifestaram (re)elaborações significativas que permitem confirmar a pertinência de promover junto a futuros professores processos formativos fundamentados na integração daquelas três contribuições de pesquisas, o que pode possibilitar a superação de concepções simplistas de docência e empirista/positivista de experimentação e de ciência, as quais são reforçadas pelo modelo da racionalidade técnica, historicamente adotada em cursos de Licenciatura em Química.
Abstract
This thesis refers to the field of research and studies of Chemical Education and it is proposed to investigate whether and how future Chemistry teachers (undergraduate students) re-elaborate their simplistic view on teaching and empiricism/positivism view on experimentation and science, regarding three research contributions from that field: investigative experimentation, articulation between the three levels of chemical knowledge (phenomenological, representational and theoretical-conceptual) and pedagogical mediations. Taking as a guideline an integration of these contributions, we chose to work with the students possible teaching actions in a formative strategy that involved the construction of investigative experimental guides and was developed in six stages: i) identification of previous conceptions about science and experimentation and the problematization of the theme; ii) exemplification of the investigative approach through a model class; iii) proposition of a model of an investigative experimental guide; iv) selection of a chemical theme and elaboration of the first version of the guide; v) study on conceptual maps and re-elaboration of the guides; vi) interview with the students. The theoretical-methodological orientation assumed is based on the historical-cultural approach, mainly in studies of Lev S. Vigotski. The method's guidelines, regarding the construction of analyzes, enabled us to study the process of constructing the investigative experimental guides, considering two aspects: the first, referring to the option of an analysis of the process as opposed to the analysis of the product, and the second one, based on the construction of an explicative investigation, rather than a merely descriptive one. The investigation allowed us to: i) identify the initial conceptions of the students, concerning science and experimentation, on the one hand, and pedagogical mediation and levels of chemical knowledge, on the other; ii) characterize these conceptions, through the analysis of the experimental guides produced and the possible changes verified by the confrontation of the two versions elaborated by them; iii) evidence their learning and difficulties during the training strategy developed with them. Considering the process of construction of the guides, the results indicate that the students who made changes in the second version showed significant re-elaborations that allow us confirming the pertinence of promoting formative processes with future teachers based on the integration of those three research contributions. It enables students to overcome simplistic conceptions of teaching and empiricism/positivism methods of experimentation and science, that are reinforced by the model of technical rationality, historically adopted in Chemistry undergraduate courses.