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Título

DIAGNÓSTICO DAS PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS EM GESTORES QUE ATUAM EM ORGANIZAÇÕES NACIONAIS E MULTINACIONAIS, DOS SEGMENTOS INDUSTRIAL, FINANCEIRO E DE SERVIÇOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Orientador

Profª. Drª. Yeda Cirera Oswaldo

Autor

KATIA SANTOS DE OLIVEIRA BASTOS

Palavra chave

Competência. Gestor. Comportamento. Organização.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

17/12/2018

Nº Downloads

765

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi levantar e mapear as principais competências comportamentais de gestores de organizações nacionais e multinacionais, dos segmentos industrial, financeiro e de serviços do estado de São Paulo. Para tanto, participaram desta pesquisa 50 executivos (gestores). Foram aplicadas pesquisas de natureza diagnóstica, descritiva, análise quantitativa dos dados, análise qualitativa utilizando questionário sociodemográfico e um Inventário de Comportamentos Observados (ICO). Para a seleção dos indivíduos que foram submetidos ao inventário ICO, foram obedecidos alguns critérios, uma vez que o inventário não é projetivo, e sim experiencial. Este inventário é elencado por oito competências, 66 questões, no qual o respondente indicou qual comportamento é muito frequente no seu dia a dia, frequente, pouco frequente ou não observado. As principais competências praticadas pelos gestores, segundo os resultados do ICO, foram: “influência” (81,42%), “criatividade prática” (81,06%), “desenvolvimento de outros” (80,80%) e “liderança” (80,28%). Já a competência “comprometimento com o time” foi a que teve menor média dentre os entrevistados (76,6%). As correlações entre as competências foram significativas e positivas entre si, com exceção de comprometimento com o time. Vale destacar que a correlação entre as competências influência x liderança apresentou destaque nos resultados, sendo competências essenciais na função da gestão e de valor para as organizações e o mercado de trabalho. Em relação às variáveis independentes, no que diz respeito à escolaridade, segmento em que atuam, cidade onde trabalha, nível de gestão, tempo de empresa e tempo na função, apresentaram correlações muito baixas entre si. Outros resultados foram apontados em relação ao questionário sociodemográfico, sendo que 80% possuem pós-graduação, 54% dos gestores atuam no segmento industrial, 42% estão atuando na cidade de Campinas, 32% com idade entre 40 e 49 anos e 40% com 1 a 5 anos de tempo como gestores. Além disso, os gestores com mais tempo de empresa apresentam menor propensão ao empreendedorismo e os com mais idade possuem esta propensão. Gestores com menor tempo de gestão apresentam menor comprometimento com o time.

Abstract

The purpose of this paper was to identify and map the main behavioral competencies presented by managers acting in national and multinational companies, in the industrial, financial and services segments of São Paulo state. For that, 50 executives (managers) were interviewed. It was applied researches of diagnostic nature, descriptive and quantitative data analysis. In addition, used qualitative analysis by using a sociodemographic questionnaire and an Observed Behavior Inventory (ICO). For the selection of the individuals who were submitted to the ICO inventory, some criteria were obeyed, since the inventory is not projective, but experiential. This inventory lists eight competencies, 66 questions, in which the respondent indicated which behavior is very frequent, infrequent, or not observed in their daily routine. According to ICO results, the main competences practiced by the managers were: "influence" (81.42%), "practical creativity" (81.06%), "development of others" (80.80%) and "leadership "(80.28%). At the other side, the competence "commitment to the team" was the one that had the lowest average among the interviewees (76.6%). The correlations between competences were significant and positive between themselves, except for commitment to the team. It is worth emphasizing that the correlation between competencies influence x leadership was highlighted in the results, becoming essential competences in the function of management and value for organizations and the labor market. Regarding the independent variables, level of education, segment in which they work, city where they work, level of management, time of company and time in function, presented very low correlations among themselves. Other results were pointed out regarding the sociodemographic questionnaire, of which 80% had postgraduate degrees, 54% of the managers work in the industrial segment, 42% are in the city of Campinas, 32% are aged 40-49 and 40% act as a manager from 1 to 5 years. In addition, managers with more company time are less inclined to entrepreneurship and the older ones have biggest propensity. Managers with shorter management time have less commitment to the team.