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Título

ESTUDO DO MAPA CULTURAL DE ERIN MEYER E SUA INFLUÊNCIA NAS NEGOCIAÇÕES DOS PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UMA COMPARAÇÃO ENTRE UMA INSTITUIÇÃO NOS E.U.A E OUTRA NO BRASIL.

Orientador

Profa. Dra. Graziela Oste G. Cremonezi

Autor

SANDRA ODETE DE TOLEDO LEITE

Palavra chave

Comunicação intercultural, Cultura, Dimensões culturais, Internacionalização da educação, Mapa cultural.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

13/12/2018

Nº Downloads

1929

Resumo

O mapa cultural de Erin Meyer foi desenvolvido a partir das dimensões de Hofstede e Hall com a junção de estudos da própria autora. Hofstede analisa a questão cultural por uma visão nacional, enquanto Meyer analisa a cultura de um ponto de vista voltado ao indivíduo, e por essa razão o instrumento de Meyer foi escolhido para esse estudo. O estudo teve como objetivo encontrar o posicionamento dentro do mapa cultural de Meyer de dois grupos de stakeholders, atores na gestão dos processos de internacionalização da educação superior: um grupo de uma instituição educacional nos E.U.A e o outro de uma instituição educacional no Brasil. Buscou-se analisar suas diferenças e similaridades e a influência cultural nas negociações. A pesquisa teve como características ser exploratória, diagnóstica e descritiva. Quanto à natureza, a pesquisa foi aplicada e teve abordagem qualitativa. Foi realizado um estudo bibliométrico comprovando a relevância desse estudo. Na parte teórica, foram definidas as dimensões culturais pertinentes ao presente estudo, e foram apresentadas a definição de internacionalização da educação e a diferença entre internacionalização e globalização. A coleta de dados foi feita por meio de um instrumento de pesquisa validado por Meyer. Esse instrumento é composto de 24 sentenças em escala likert, e foi requisitado que os entrevistados indicassem o grau de concordância com as afirmações postuladas, desde concordo plenamente até discordo totalmente numa escala de 5 itens. Foram adicionados os itens relativos à gênero, idade e cargo, com a finalidade de caracterizar o público pesquisado. O resultado da pesquisa comprovou que o impacto das diferenças culturais nas negociações pode ser positivo ou negativo, dependo do quanto se compreende sobre a cultura do grupo com quem se está negociando. E a melhor maneira de se evitar choques culturais é tornar-se consciente sobre as diferenças culturais que possam surgir. Esse estudo visou contribuir academicamente, epistemologicamente e com a capacitação de profissionais da área, tais como assessores internacionais, secretários, gestores, coordenadores, diretores e reitores.

Abstract

Erin Meyer developed the culture map based on Hofstede’s and Hall’s cultural dimensions with the addition of her own studies. Hofstede analyzes the cultural issue using a national view, while Meyer analyzes culture from an individual-oriented point of view, and for this reason Meyer's instrument was chosen for this study. The study aimed to find the positioning within Meyer's culture map of two groups of stakeholders, actors in the management of processes of internationalization of higher education: a group from an educational institution in the U.S.A. and another from an educational institution in Brazil. It sought to analyze their differences and similarities and the influence of culture in the negotiations. The research characteristics were exploratory, diagnostic and descriptive. Concerning to its nature, the research was applied and had a qualitative approach. A bibliometric study was carried out confirming the relevance of this study. In the theoretical part, the cultural dimensions pertinent to the present study were defined, and the definition of internationalization of education and the difference between internationalization and globalization were presented. The data collection was done through a research instrument validated by Meyer. This instrument is composed of 24 sentences on a Likert scale, and respondents were asked to indicate the degree of agreement with the statements, from ‘strongly agree’ to ‘strongly disagree’ on a 5-item scale. The items related to gender, age and work position were added with the purpose of characterizing the researched groups. The result of the research showed that the impact of cultural differences in the negotiations can be positive or negative, depending on how much is understood about the culture of the group whom it is being negotiated with. The best way to avoid cultural shocks is to become aware of any cultural differences that may arise. This study aimed to contribute academically, epistemologically and with the training of professionals in the field, such as international advisors, secretaries, managers, coordinators, provosts and presidents of universities.