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Título
AS ILUSTRAÇÕES SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA
Orientador
PROFA. DRA. RITA DE CÁSSIA ANTONIA NESPOLI RAMOS
Autor
CAMILA DE CÁSSIA BADINI CANCIAN
Palavra chave
Livros didáticos. Ensino. Ligações Químicas. Semiótica.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
08/02/2019
Nº Downloads
3159
Resumo
A Química está diretamente inserida em nossas vidas, sendo uma ciência primordial para o entendimento do mundo, uma vez que estuda a matéria, sua composição e suas propriedades. Pela exigência de abstração e utilização de modelos, o tema “ligações químicas” é um dos conteúdos que os alunos mais apresentam dificuldades de aprendizagem, pois, para compreenderem este tema necessitam transitar entre as três dimensões da Química: macroscópica, submicroscópica e simbólica. Diante disso, este trabalho se propõe a investigar como se configuram as representações visuais sobre ligações químicas observadas nas ilustrações presentes em livros didáticos atuais de Química do Ensino Médio. Em geral, os docentes de Química se preocupam com a diagramação dos livros no momento da escolha do livro didático que vão utilizar, mas não especificamente com o tipo e qualidade das imagens. Este trabalho intencionou identificar e analisar as ilustrações sobre a temática “ligações químicas” presentes em dois livros didáticos do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018) de forma a se conhecer suas restrições e potencialidades, bem como os conceitos científicos essenciais para o estudo de ligações químicas. Com o intuito de contemplar os objetivos propostos, buscou-se respaldo na teoria semiótica de Charles Sanders Peirce. Segundo ela, o conhecimento humano pode ser representado por uma tríade (signo, objeto e interpretante). Tendo, portanto esta teoria como referencial teórico, foram escolhidas as ilustrações presentes no capítulo de ligações químicas dos livros, focalizando-se a caracterização das formas de representação utilizadas para ligações químicas, a relação entre representação e objeto representado, utilizando a tricotomia peirceana – primeiridade, secundidade e terceiridade. Todas as ilustrações sobre esse tema também foram classificadas de acordo com as categorias de análise sugeridas por Javier Perales e Juan de Dios Jiménez (2002), sendo elas: 1) Iconicidade; 2) Funcionalidade; 3) Relação com o texto principal; 4) Legendas verbais; 5) Conteúdo científico que sustenta a imagem e 6) Nível de conhecimento químico no qual se insere a imagem, sendo esta última categoria estabelecida por Johnstone (1993; 2000). Os resultados refletiram que há uma tendência dos autores elegerem as figuras como meio de representação principal para o tema e o nível simbólico de conhecimento químico é o mais recorrente, por tratar-se de um conteúdo altamente abstrato e que exige do estudante certo domínio da simbologia química.
Abstract
Chemistry is directly inserted in our lives, being a primordial science for the understanding of the world, since it studies the matter, its composition and its properties. By the requirement of abstraction and use of models, the theme "chemical bonds" is one of the contents that the students most present learning difficulties, because, to understand this theme, they need to cross the three dimensions of Chemistry: macroscopic, submicroscopic and symbolic. Therefore, this work intends to investigate how the visual representations on chemical bonds observed in the illustrations present in current textbooks of High School Chemistry are configured. In general, chemistry teachers are concerned with the layout of the books at the time of choosing the textbook that they will use, but not specifically with the type and quality of the images. This paper intends to identify and analyze the illustrations on the theme "chemical bonds" present in two high school textbooks approved in the National Textbook Program (PNLD/2018) in order to know its restrictions and potentialities, as well as scientific concepts essential for the study of chemical bonds. In order to contemplate the proposed objectives, we sought support in the semiotic theory of Charles Sanders Peirce. According to her, human knowledge can be represented by a triad (sign, object and interpretant). Therefore, this theory was used as a theoretical reference, and the illustrations presented in the chapter on chemical bonding of books were chosen, focusing on the characterization of the forms of representation used for chemical bonds, the relation between representation and object represented, using Peircean tricotomy - firstness , secondary and third parties. All the illustrations on this theme were also classified according to the categories of analysis suggested by Javier Perales and Juan de Dios Jiménez (2002), being: 1) Iconicity; 2) Functionality; 3) Relation to the main text; 4) Verbal subtitles; 5) Scientific content that supports the image and 6) Level of chemical knowledge in which the image is inserted, the latter category established by Johnstone (1993, 2000). The results reflect that there is a tendency of the authors to choose the figures as the principal means of representation for the subject and the symbolic level of chemical knowledge is the most recurrent, since it is a highly abstract content and requires of the student a certain domain of symbology chemistry.