Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PROPOSIÇÃO DE UM MODELO CONCEITUAL PARA GESTÃO DE RISCOS EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS: ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL.

Orientador

Prof. Dr. Silvio Roberto Ignácio Pires

Autor

ANA LETÍCIA TOLONI DE MATOS

Palavra chave

Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Riscos, Gestão de Riscos em Cadeia de Suprimentos, SCOR, Indústria Automobilística no Brasil.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

21/02/2019

Nº Downloads

848

Resumo

A gestão de riscos em cadeias de suprimentos (Supply Chain Risk Management – SCRM) é um tema atual que tem trazido inúmeros desafios aos gestores das cadeias de suprimentos no âmbito empresarial. Dentro da academia, é uma área de conhecimento em pleno desenvolvimento que ainda apresenta lacunas de pesquisa. No geral, embora a importância estratégica da SCRM seja evidente, pouco se sabe sobre como as empresas podem efetivamente mitigar o impacto negativo dos riscos nas cadeias de suprimentos. Por sua vez, a indústria automobilística (IA) continua a desempenhar um papel preponderante no contexto do desenvolvimento tecnológico e gerencial, em especial no Brasil. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo principal propor um modelo conceitual de SCRM para as cadeias de suprimentos da indústria automobilística no Brasil. Desse modo, a pesquisa pretendeu contribuir para preencher, pelo menos, duas lacunas: a produção de conhecimento, uma vez que pesquisas empíricas são poucas e limitadas sobre como as empresas e suas cadeias lidam com a gestão de riscos em cadeias de suprimentos, especialmente no Brasil e na indústria automobilística aqui instalada; e a produção de conhecimento que auxilie os gestores a criar planos de mitigação de riscos factíveis e que possam ser implementados. Para atender ao propósito do trabalho, foi realizado um levantamento da bibliografia sobre o tema por meio de estudos bibliométricos sobre a literatura internacionais e nacionais em SCRM, da comparação entre revisões sistemáticas publicadas no início dos anos 2000 e aquelas publicadas nos últimos anos, ou seja, 2017 e 2018, e do levantamento de publicações recentes. Além disso, foi conduzido um estudo de caso em profundidade em uma grande empresa montadora atuando no Brasil, representativa do setor automobilístico. O modelo desenvolvido foi ancorado nos processos de negócios do modelo SCOR (Supply Chain Operations Reference-model) e de suas sugestões de tratativas sobre o tema abordado. Como contribuições, além do próprio modelo conceitual com suas etapas e dinâmica de execução, cada uma das etapas foi discutida e apresentada com dados e fatos reais que exemplificam como cada etapa deve ser conduzida, produzindo ao final delas, um perfil inicial riscos para a Indústria Automobilística no Brasil. Também, a apresentação de uma proposta de implementação do modelo para o processo “Fornecer” do SCOR, cuja análise foi feita por grupos de materiais. Por fim, definiu-se ainda que o melhor momento para dar início ao processo de SCRM é quando da implementação de uma nova cadeia de suprimentos, por exemplo, quando do desenvolvimento de um novo produto.

Abstract

Supply Chain Risk Management (SCRM) is a current subject that has brought in numerous challenges to supply chain managers in the business field. Within the academy, it is a rapidly developing area of knowledge, but still with several research gaps. Overall, while SCRM's strategic importance is evident, little progress has been made on how companies can effectively mitigate the negative impact of risks in supply chains. In turn, the automotive industry (AI) continues to play a key role in the context of global technological and managerial development, especially in Brazil. In this context, this work has as main objective to propose a conceptual model for SCRM in the supply chains of the automobile industry in Brazil. Thus, the research aims to contribute to fill at least two identified gaps: the first concerns the production of knowledge, since empirical researches on the subject are still limited, especially in Brazil and within the auto industry. And the second concerns the production of knowledge that helps managers to create feasible (under Brazilian reality) risk mitigation plans. In order to meet the purpose of the study, a review of the bibliography on the subject was carried out in two stages. In the first stage, bibliometric studies were carried out in order to establish an initial framework on international and national studies in SCRM, which allowed the identification of the first gap, confirmed by the comparison between systematic reviews published in the early 2000s and those published in the last years, that is, 2017 and 2018. The second stage, in turn, evaluated recent publications that allowed to confirm the second gap, resulting in the general SCRM model for the AI in Brazil and the interview protocol used in the exploratory phase (field research). At this stage, an in-depth case study was conducted at an important automaker playing in Brazil, representative of the automotive sector. In addition, the developed model was anchored in the business processes of the SCOR (Supply Chain Operations Reference model) model and its suggestions for dealing with the topic addressed. As a contribution, besides the conceptual model itself with its stages and dynamics, each stage was discussed and presented with real data and facts that exemplify how each step should be conducted, producing at the end of them, an initial risk profile for the AI in Brazil. The presentation of a proposal for the implementation of the SCRM model for the "Supply" process of SCOR by group of materials is also a contribution of this research. Finally, it is also defined that the best moment to start the SCRM process is when a new supply chain is implemented, for example, when a new product is developed.