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Título

RACIONALIDADE E A VISÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA IES CONFESSIONAL

Orientador

Profª Drª Graziela Oste Graziano Cremonezi

Autor

DANIEL BASSO POLEZI

Palavra chave

Racionalidade Instrumental. Racionalidade Substantiva. Formação do Administrador. Administração.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

08/02/2019

Nº Downloads

532

Resumo

O administrador é um profissional necessário a todo e qualquer empreendimento, em qualquer sociedade, sendo capaz de organizar e contribuir tecnicamente. Dentre os modelos de pensamento estudados por autores de épocas diversas, como Weber (2000), Horkheimer (1976), Horkheimer e Adorno (1985) e Habermas (2012), destacam-se dois tipos de racionalidade, opostas por excelência. Um dos padrões é utilitarista e se liga a uma racionalidade finalista, que se preocupa excessivamente com os cálculos, maximização de recursos, êxito, desempenho, rentabilidade e estratégia interpessoal. Este é classificado como instrumental. De outro lado temos a racionalidade que preza pela ação comunicativa, ética, autorrealização, emancipação e autonomia e é classificada como substantiva. O estudo objetivou investigar como estudantes do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior confessional percebem a ação e as repercussões da racionalidade instrumental na formação acadêmica do administrador, partindo do pressuposto que o estudante de Administração tenha visão tipicamente instrumental e tenha escolhido esta área por tal motivo. Para estruturar o trabalho metodologicamente, enquanto questão epistemológica, adotou-se o estudo de caso descritivo e interpretativo, optando-se pela abordagem empírica de métodos mistos sequencial. Com base em Creswell (2014), partiu-se para uma coleta de dados na qual primeiramente foram aplicados questionários, que foram analisados quantitativamente. Para esta parte do estudo, utilizou-se análise gráfica que reuniu boxplot e gráfico de barras. Os indivíduos foram selecionados por conveniência, com base nas maiores distâncias pontuadas quantitativamente, que indicaram maior racionalidade instrumental ou substantiva em cada questionário respondido. Posteriormente, realizaram-se entrevistas em profundidade a partir de categorias analíticas baseadas no estudo de Serva (1996). Como consequência, realizou-se a análise interpretativa das falas com base no arcabouço teórico estudado. Como resultados, observou-se que os discentes possuem posicionamento que corrobora em parte com o pressuposto do trabalho. Os estudantes se mostram em diversos pontos da entrevista com posicionamentos ligados à racionalidade substantiva, embora exista grande carga de racionalidade instrumental em seu agir.

Abstract

The business administrator is an essential professional to any and all enterprises, in any society, being able to organize and contribute technically. Among the thought models studied by authors of the different period of time, such as Weber (2000), Horkheimer (1976), Horkheimer and Adorno (1985) and Habermas (2012), two types of rationality, opposed by excellence, stand out. One of the standards is utilitarian and it ties in with finalist rationality, which cares excessively about calculations, resource maximization, success, performance, profitability, and interpersonal strategy. This is classified as instrumental. On the other hand, we have the rationality that values communicative action, ethics, self-realization, emancipation, and autonomy and is classified as substantive. The objective of this study was to investigate how students of the Administration course of a Confessional Higher Education Institution perceive the action and repercussions of instrumental rationality in the academic formation of the administrator, assuming that the student of administration has a typically instrumental view and has chosen this area for such motive. To structure the work methodologically, as an epistemological issue, the descriptive and interpretative case study was adopted, opting for the empirical approach of mixed sequential methods. Based on Creswell (2014), we proceeded to a data collection in which questionnaires were first applied, which were analyzed quantitatively. For this part of the study, we used graphical analysis that gathered boxplot and bar graph. Subjects were selected for convenience, based on the largest distances quantitatively scored, indicating greater instrumental or substantive rationality in each questionnaire answered. Subsequently, in-depth interviews were conducted based on analytical categories based on the study by Serva (1997). As a consequence, the interpretative analysis of the speeches was carried out based on the theoretical framework studied. As results, it was observed that the students have positioning that corroborates in part with the assumption of the work. Students are shown in several points of the interview with positions related to substantive rationality, although there is a great deal of instrumental rationality in their action.