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Título

RESULTADOS DE DUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS BASEADAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SOBRE A DETECÇÃO DO SEDENTARISMO COMO PROBLEMA, A ADERÊNCIA À PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E O DESENVOLVIMENTO DA APTIDÃO FÍSICA EM ESCOLARES

Orientador

Prof. Dr. Ídico Luiz Pellegrinotti

Autor

ADEMIR TESTA JUNIOR

Palavra chave

Exercício físico. Aptidão Física. Ensino. Estilo de vida sedentário. Resolução de problema.

Grupo CNPQ


Programa

DR - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

28/02/2019

Nº Downloads

580

Resumo

O objetivo do presente estudo foi relacionar a detecção do sedentarismo como problema, a aderência à prática de atividades físicas e o desenvolvimento da aptidão física por meio das aulas de Educação Física. Participaram da pesquisa, 2 grupos (G1 e G2) compostos por cerca de 40 jovens com aproximadamente 17 anos de idade, matriculados na 3ª série do ensino médio. Os integrantes do G1 e do G2 participaram de aulas sobre conteúdos da aptidão física, por meio da metodologia baseada na resolução de problemas. No entanto, para os integrantes do G1, as aulas foram predominantemente teóricas e para o G2 as aulas foram predominantemente práticas. As sequências didáticas tiveram a duração de 20 aulas, totalizando um bimestre, sendo duas aulas semanais. Os participantes de ambos os grupos foram submetidos à bateria de testes de aptidão física da PROESP-BR, ao International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), e ao questionário de avaliação de aprendizagens sobre prática de exercícios físicos e saúde (AA), antes e após a intervenção de ensino. A análise dos dados foi realizada por meio do corte quantitativo, utilizando as diretrizes da estatística descritiva para mensuração dos resultados. As intervenções aplicadas no G1 e no G2 promoveram percepções conceituais diferentes entre os grupos. 72,73% do G1 e 83,87% do G2 classificou a importância da prática de atividade física como muito importante após a intervenção. 100% do G1 e 82,86% do G2 reconheceu o sedentarismo como problema e o relacionou a problemas de saúde como a obesidade. A quantidade de participantes muito ativos aumentou 21,21% no G1 e não sofreu alterações no G2 (31,43%). Houve diferença significante (p<0,05) entre momentos (pré vs pós) no G1, na flexibilidade e força abdominal, e efeito pequeno para a flexibilidade, velocidade e força abdominal. No G2 observou-se diferença significante e efeito pequeno para flexibilidade, resistência e velocidade. Além disso foi encontrada diferença significante e efeito pequeno em força abdominal na comparação intergrupos. A mediana e os quartis (1º e 3º) dos resultados das variáveis da aptidão física aumentaram para flexibilidade (G1 e G2), resistência (G1), força em membros inferiores (G1 e G2), agilidade (G1), velocidade (G1 e G2), força abdominal (G1) e percentual de gordura (G2). A intervenção de predominância teórica, aplicada com os escolares do G1, foi possivelmente mais eficiente sobre a melhoria da força abdominal. Concluiu-se que as intervenções favoreceram a aquisição de aprendizagens predominantemente conceituais através das aulas teóricas e procedimentais através das aulas práticas. As propostas para a solução do sedentarismo como problema estiveram pautadas na disseminação da importância da prática de atividades físicas e foram mais diversificadas no G2. As duas intervenções didáticas promoveram alteração no nível de atividade física, mas o efeito foi maior nos escolares do G1. O nível de aptidão física foi maior após as intervenções no G1 e no G2. Compreender os conteúdos da aptidão física e entender o sedentarismo como problema coletivo e individual favoreceram o aumento da prática de atividades físicas e, talvez, do nível da aptidão física.

Abstract

The objective of the present study was to relate the detection of sedentarism as a problem, the adherence to the practice of physical activities and the development of physical fitness through physical education classes. Participated in the research, 2 groups (G1 and G2) composed of about 40 young people with approximately 17 years of age, enrolled in the 3rd grade of high school. The members of the G1 participated in exclusively theoretical classes, with studies on contents of physical fitness, through the methodology based problem solving. The G2 members were submitted to the same G1 teaching profile, but with practical predominance classes. The didactic sequences had a duration of 20 classes, totaling one bimester, being two classes per week. The participants of both groups were submitted to the PROESP-BR battery of physical fitness tests, to the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), and to the evaluation questionnaire on learning about physical exercise and health (AA), before and after intervention. The data analysis was performed using the quantitative cut, using the guidelines of the descriptive statistics to measure the results. Interventions applied in G1 and G2 promoted different conceptual perceptions between groups. 72.73% of G1 and 83.87% of G2 classified the importance of the practice of physical activity as very important after the intervention. 100% of G1 and 82.86% of G2 recognized the sedentary lifestyle as a problem and related it to health problems such as obesity. The number of very active participants increased 21.21% in G1 and did not change in G2 (31.43%). There was a significant difference (p <0.05) between moments (pre vs. post) in G1, on flexibility and abdominal strength, and small effect on flexibility, speed and abdominal strength. In G2, it was observed a significant difference and small effect for flexibility, resistance and speed were observed. In addition, were found a significant difference and small effect on abdominal strength in the intergroup comparison. The median and quartiles (1st and 3rd) of the results of the physical fitness variables increased for flexibility (G1 and G2), resistance (G1), strength in lower members (G1 and G2), agility (G1), velocity (G1 and G2), abdominal strength (G1) and fat percentage (G2). The intervention of theoretical predominance, applied with G1 schoolchildren, was possibly more efficient on the improvement of abdominal strength. It was concluded that the interventions favored the acquisition of predominantly conceptual learning through the theoretical classes and procedural learning through the practical classes. The proposals for the solution of sedentarism as a problem were based on the dissemination of the importance of practicing physical activities and were more diversified in G2. The two didactic interventions promoted a change in the level of physical activity, but the effect was greater in G1. The physical fitness level was higher after the interventions in G1 and G2. Understanding the contents of physical fitness and understanding sedentarism as a collective and individual problem favored an increase in the practice of physical activities and, perhaps, of the level of physical fitness.