Visualização do documento
Título
O APRENDIZADO DA FORMA DE SER E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA TREMEMBÉ NO CONTEXTO DA SOCIEDADE NACIONAL
Orientador
Prof. Dr. JOSÉ MARIA DE PAIVA
Autor
IVONETE FERNANDES DE SOUZA
Palavra chave
Povo Tremembé. Educação indígena. Identidade étnica. Cultura.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
18/02/2019
Nº Downloads
1332
Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de compreender a educação tradicional do povo Tremembé e a sua contribuição para o processo de afirmação da sua identidade étnica. Como procedimentos metodológicos foram realizadas pesquisas secundárias em literatura que trata de temas relacionados ao povo Tremembé, à cultura, à identidade étnica e à educação. Em seguida, foi realizada uma pesquisa primária com levantamento de dados por meio de entrevistas com membros do povo Tremembé. A pesquisa foi delimitada em dois tempos analíticos: o tempo de calar, quando os Tremembé, por motivo de segurança, não podiam se identificar como indígenas, pois sofriam ameaças por parte dos coronéis que invadiram suas terras e preconceito por parte da população local não indígena; e o tempo de falar, para permanecer na terra que possuíam por direito e sobreviver como grupo étnico e se identificar como descendentes dos legítimos donos da terra em que viviam, o povo Tremembé. No primeiro período, a educação desse povo visava o ensino da forma de ser Tremembé sem a preocupação de mostrar aos outros que eram indígenas. No tempo de falar, a autoidentificação dos Tremembé só foi possível porque no tempo de calar, num processo educativo que envolvia todos os aspectos da vida social, os Tremembé mais jovens aprenderam com os adultos as técnicas sociais desenvolvidas para controlar suas relações uns com os outros, com a natureza, com o sagrado e com a sociedade envolvente.
Abstract
This research aims to understand the traditional education of the Tremembé people and their contribution to the process of the affirmation of their ethnic identity. As methodological procedures, secondary research was carried out in literature dealing with themes related to the Tremembé people, their culture, ethnic identity and education. After that, a primary research was conducted, with data collection through interviews with members of the Tremembé people. The research was delimited in two analytical times: the time of silence, when the Tremembes, for safety reasons, could not identify themselves as indigenous, because they were threatened by the colonels who invaded their lands and because of prejudice from the local – non native – population; and the time to speak, to remain in the land they owned by right and survive as an ethnic group and identify themselves as descendants of the rightful owners of the land where the Tremembe people lived. In the first period, the education of these people was aimed at teaching the Tremembe way of being without the concern of showing others that they were indigenous. In the time to speak the Tremembé self-identification was only possible because in the time of silence, in an educational process that involved all aspects of social life, the younger Tremembes learned with adults the social techniques developed to control their relations with each other, with the nature, the sacred and the surrounding society.