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Título
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA PENSAR O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DE INDÍGENAS
Orientador
PROF.ª DR.ª GLAUCIA ULIANA PINTO
Autor
JESSICA DE OLIVEIRA LOPES
Palavra chave
Psicologia histórico-cultural. Pedagogia histórico-crítica. Educação
superior indígena.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
25/02/2019
Nº Downloads
433
Resumo
Apoiando-se principalmente em referenciais teóricos da psicologia histórico-cultural e da
pedagogia histórico-crítica e compartilhando de seus pressupostos, no que se refere à
concepção de trabalho, cultura, currículo, aprendizagem e conhecimento, o objetivo deste
trabalho é identificar nos documentos oficiais as estruturações e concepções de ensino para a
educação superior indígena, considerando os seguintes paradoxos: a educação superior como
alavanca para o desenvolvimento econômico, formação de mão de obra para o mercado de
trabalho e o ensino enquanto formação e pleno desenvolvimento humano na perspectiva de
respeito ao outro; ensino para os conhecimentos cotidianos e ensino para os conhecimentos
científicos; o histórico de violências contra indígenas com desenvolvimento de políticas
indigenistas. Assim, a investigação surge a partir do interesse por analisar o que os
documentos oficiais revelam frente às contradições do sistema educacional atual e as
dificuldades ligadas às diferenças culturais entre o conhecimento sistematizado e
institucionalizado no espaço escolar – neste caso a academia- e os conhecimentos trazidos
pelos indígenas a este espaço. Em decorrência, discute-se sobre a educação superior
indígena no campo das teorias da educação, tecendo comentários críticos sobre documentos
oficiais que dispõem sobre a educação indígena no Brasil, atentando para os discursos pósmoderno
e relativistas. Os sujeitos se constituem e são transformados por meio da atividade
e da relação e interação com o outro e consequentemente da cultura historicamente
produzida pela humanidade, isso inclui relações de diferença, embates e contradições,
processos formativos educativos. Constata-se que os povos indígenas foram obrigados a se
adequar a determinados modelos culturalmente valorizados e impostos, destacando a total
diferença entre o modo de vida baseado no capital e o modo de vida de produção coletiva do
povo indígena. Os documentos oficiais, resultados de políticas históricas e, principalmente,
resultados das lutas dos movimentos indígenas apresentam discursos superficiais vinculados
às ideias do relativismo cultural e do multiculturalismo, valorizando os conhecimentos
cotidianos em detrimento do papel da escola para o ensino do conhecimento científico,
erudito. É preciso garantir o acesso ao conhecimento historicamente produzido pela
humanidade no ensino escolar, sendo essa também a reinvindicação dos povos indígenas
para instrumentalização da resistência e luta contra a lógica do capital. Destaca-se também
que há muito mais estudos sobre educação básica indígena do que educação superior
indígena, por isso consideramos importante o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos que
se debrucem sobre a questão da educação indígena no ensino superior e o direito à educação,
sobretudo, pelo fato de ser historicamente recente o oferecimento de cursos superiores para
este público.
Abstract
The purpose of this work is to identify the education structures and conceptions for
indigenous higher education in the official documents, sustained mainly on theoretical
references of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy, sharing their
own assumptions, regarding the conception of work, culture, curriculum, learning, and
knowledge. The research considered the following paradoxes: higher education as a tool to
achieve the economic development, to create forced labour and the use of education as a tool
to the full human development in the view of respect for others; education for both daily and
scientific knowledge; the history of violence against indigenous beside the development of
indigenous politics. Thus, the investigation arises from the interest to analyze what the
official documents reveal considering the contradictions of the current educational system
and the difficulties related to the cultural differences between systematized and
institutionalized knowledge at educational system - in this case the academy - and the
knowledge brought by the indigineous people. As a result, there is a discussion about
indigenous higher education in the field of educational theories, providing critical comments
about official documents that show the indigenous education in Brazil, attempting to
postmodern and relativistic speeches. The subjects are constituted and transformed through
the activity and the relation of interaction with the others and consequently by the culture
historically produced by humanity, this includes relations of difference, clashes and
contradictions and the educational formative processes. It is noted that indigenous peoples
have been forced to adjust their culture to the valued and imposed culturally models,
highlighting the huge difference between the capital-based way of life and the collective
production way of life of the indigenous people. The official documents, results of historical
policies and, mainly, results of the struggles of the indigenous movements present
superficial speeches linked to the ideas of cultural relativism and multiculturalism, valuing
daily knowledge rather than the school's role in the teaching of scientific knowledge, erudite.
It is necessary to guarantee the access to the knowledge historically produced by humanity
in school education level, this is also the claim of indigenous peoples for the
instrumentalization of resistance and struggle against the capital logic. It is also highlighted
that there are more studies about indigenous basic education than indigenous higher
education, for this reason it is important the development of academic researches that focus
on the issue of indigenous higher education and their right to have access to it, especially
because the offer of higher education courses to this public it is a recent event.