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Título

A “PEDAGÓGICA” COMO CRÍTICA AO ETHOS CAPITALISTA

Orientador

PROF. DR. ALLAN DA SILVA COELHO

Autor

CORNÉLIO RAIMUNDO MUCACHE

Palavra chave

Enrique Dussel; Filosofia da Libertação; Ética da Libertação; Pedagógica; Ethos Capitalista.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

23/02/2018

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Resumo

No presente trabalho, a partir da pedagógica articulado na filosofia de libertação na concepção dusseliana, buscou-se desenvolver uma crítica ao ethos capitalista e seu processo de fetichização. Destacou-se a “pedagógica” para a atualidade um caminho possível para a transformação da sociedade. As exclusões, desigualdades, a pobreza, são situações exclusivas e produzidas pelo ethos capitalista e persistem de diversas facetas, crescendo de forma hegemônica no planeta. A “pedagógica” situado no pensamento filosófico em Enrique Dussel tem como base material uma “Ética de Libertação”. Para esta empreitada versamos no primeiro capítulo sobre o ethos do capitalismo no aspecto de seu processo de fetichização e perenizarão na produção de vítimas. Foi demostrado que o ethos capitalista, em todos os tempos e espaços é a que orienta a base da marginalidade e da agressividade para suas vítimas. No segundo capítulo foi exposto sobre a Filosofia da Libertação e Ética de Libertação. Nisto, a ética da libertação tem por princípio o reconhecimento da vítima e sua dignidade de pessoa humana: “produzir, reproduzir e desenvolver a vida”. O reconhecimento da vítima de que nos referimos, é a transformação do sistema ou subsistema que impede a vida da vítima, a globalização neoliberal capitalista. Reconhecer as vítimas num determinado sistema, significa, reconhecer as negatividades, falhas e acima de tudo as injustiças e tudo que o que impede a realização da vida em plenitude. No terceiro capitulo, desenvolveu-se a práxis “pedagógica” como o fundamento crítico ao ethos capitalista. Foi mostrado que não se faz a práxis pedagógica como um exercício puramente teórico. Trata-se também de um diálogo sobre como gestar um processo educativo que contribua para superação da globalização neoliberal capitalista. Pensar uma alternativa à globalização neoliberal capitalista implica, entre outras coisas, pensar o papel dos sujeitos, da subjetividade e da educação como prática cultural por excelência. Na pedagógica, foram expostas ideias sobre os dois projetos pedagógicos, o de opressão e o de libertação. E nas considerações finais, partindo da “Pedagógica” foram apresentados os desafios da educação.

Abstract

In the present work, based on the pedagogy articulated in the philosophy of liberation in the Dusselian conception, we sought to develop a critique of the capitalist ethos and its process of fetishization. The "pedagogical" for today was a possible way for the transformation of society. Exclusions, inequalities, poverty, are exclusive situations, produced by the capitalist ethos, and persist in many facets, growing in a hegemonic way on the planet. The "pedagogical" situated in the philosophical thought in Enrique Dussel has as material base an "Ethics of Liberation". For this work, we are dealing with the first chapter on the ethos of capitalism in the aspect of its fetishization process and perennial in the production of victims. It has been demonstrated that the capitalist ethos in all times and spaces is the one that guides the basis of marginality and aggressiveness for its victims. In the second chapter, he was exposed on the Philosophy of Liberation and Ethics of Liberation. In this, the ethic of liberation has as its principle the recognition of the victim and his dignity as a human being: "to produce, reproduce and develop life". The recognition of the victim we are referring to is the transformation of the system or subsystem that impedes the life of the victim, capitalist neoliberal globalization. Recognizing victims in a given system means recognizing negativities, failures and above all injustices and all that which hinders the realization of life in fullness. In the third chapter, the "pedagogical" praxis developed as the critical foundation for the capitalist ethos. It has been shown that pedagogical praxis is not practiced as a purely theoretical exercise. It is also a dialogue on how to build an educational process that contributes to overcoming the neoliberal capitalist globalization. To think of an alternative to capitalist neoliberal globalization implies, among other things, to think about the role of subjects, subjectivity and education as a cultural practice par excellence. In pedagogy, ideas were presented about the two pedagogical projects, oppression and liberation. And in the final considerations, starting from the "Pedagogical" the challenges of education were presented.