Visualização do documento
Título
O MITO DE DÉDALO E ÍCARO NA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA CONTEMPORÂNEA EM DIÁLOGO COM A TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE
Orientador
Prof. Dr. Bruno Pucci
Autor
FELIPE HENRY LUCATE
Palavra chave
Técnica; Tecnologia; Educação; Mito; Dédalo e Ícaro; Teoria Crítica.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
28/02/2018
Nº Downloads
705
Resumo
O objetivo principal desta dissertação é assinalar a urgência cada vez maior de uma formação tecnológica que não somente nos ensine como utilizar os recursos tecnológicos, mas que também nos conscientize sobre nossa relação com os mesmos e suas implicações na sociedade e na produção de conhecimento. Esta reflexão será construída em diálogo com a Teoria Crítica de Theodor Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse, e com uma interpretação atual do mito grego de Dédalo e Ícaro que, em tempos de grande avanço no campo da Inteligência Artificial, das tecnologias digitais e cibernéticas, carrega em si um potencial educativo que nos incentiva a pensar sobre a apreensão e aplicação mais racional e responsável dessas tecnologias modernas.
Abstract
The main objective of this essay is to point out the increasing urgency of a technological training that not only teaches us how to use the technological resources, but also makes us aware of our relationship with them and its implications on society and in the production of knowledge. This reflection will be built on a dialogue with the Critical Theory of Theodor Adorno, Max Horkheimer and Herbert Marcuse, and with a current interpretation of the Greek myth of Daedalus and Icarus that, in times of great advancement in the Artificial Intelligence field and the digital and cybernetic technologies, carries within itself an educational potential which encourages us to think about the most rational and responsible apprehension and application of these modern technologies.