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Título
BATUQUE DE UMBIGADA: MEMÓRIA E PRÁXIS DE RESITÊNCIA
Orientador
PROF. DR. ALLAN DA SILVA COELHO
Autor
GLORIA BONILHA CAVAGGIONI
Palavra chave
Tradição. Memória. Resistência. Cultura popular tradicional.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
28/02/2018
Nº Downloads
3637
Resumo
O Batuque de Umbigada, Tambu ou Caiumba, manifestação da cultura popular tradicional de
Piracicaba, entendido como processo formativo que recompõe valores em contraste com o
padrão hegemônico é o tema desta pesquisa. O Tambu é uma das manifestações culturais de
matriz negra que incorporou elementos europeus e indígenas e integra a cultura caipira de
Piracicaba. Não pode ser vinculado a uma religião, mas existe um campo de espiritualidade
ligado ao universo da cosmovisão africana bantu que nele é presente o tempo todo. São
objetivos deste estudo: compreender a relevância da transmissão das tradições do Batuque de
Umbigada, como processo de educação e formação cultural; abordar as manifestações como
um contraponto e resistência aos valores capitalistas e à práxis opressora; analisar e revelar
tanto a dimensão transformadora, quanto o caráter reprodutor de ideologias que o Batuque de
Umbigada possa conter enquanto reconfiguração de memórias e tradições. A relação entre
economia e cultura é fundamental para a compreensão do objeto de estudo em questão.
Portanto este trabalho tem como referencial teórico a produção de autores que podem ser
considerados marxistas heterodoxos e que promovem o diálogo entre essas duas esferas. Na
medida em que reconhece e transmite valores divergentes da ideologia hegemônica em sua
tradição, o Batuque de Umbigada pode ser considerado uma forma de práxis que se contrapõe
à mercantilização, ao ethos capitalista e que aponta para uma pedagogia da resistência? A
partir desta pergunta-chave busca-se compreender o todo do problema sugerido, observando
os diversos aspectos e contradições que lhe são inerentes, promovendo a problematização,
análise, entendimento e discussão sobre as possibilidades e limites do Batuque de Umbigada
na educação. A manifestação é resultado do trabalho de sujeitos históricos, apresenta marcas
peculiares do tempo e lugar em que está inserida. Os caminhos a serem trilhados são definidos
durante o caminhar dos batuqueiros, e refletem suas angústias, dúvidas, diferenças e
ambições. O fazer do Batuque de Umbigada abrange contradições e é condicionado por
limites, mas não deixa de ser resistência à opressão.
Abstract
Batuque de Umbigada, Tambu or Caiumba, a manifestation of the traditional popular culture
of Piracicaba, understood as a formative process that recomposes values in contrast with the
hegemonic standardization, is the theme of this research. Tambu is one of the cultural
manifestations from black matrix that incorporated both European and indigenous elements
and integrates the countryside culture of Piracicaba. While it cannot be related to religion,
there is a field of spirituality linked to the universe of African Bantu worldview that is present
all the time in it. The objectives of this study are: to understand the relevance of the
transmission of the Batuque de Umbigada traditions as a process of education and cultural
formation; to approach these manifestations as a counterpoint and resistance to capitalist
values and oppressive praxis; to analyze and to reveal mutually the transformative dimension
and the reproductive character of ideologies that Batuque de Umbigada might contain as a
reconfiguration of memories and traditions. The relation between economy and culture is
fundamental for the understanding of the object of study in question. Therefore, this paper
holds as theoretical reference the work of authors who can be considered heterodox Marxists
and who promote the dialogue between these two scopes. Insofar as it recognizes and
transmits divergent values from the hegemonic ideology in its tradition, should Batuque de
Umbigada be considered a form of praxis that is opposed to mercantilization, to the capitalist
ethos, and that points to a pedagogy of resistance? From this key question, we seek to
comprehend the whole of the problem suggested, observing the various aspects and
contradictions inherent in it, promoting problematization, analysis, understandings, and
discussions about the possibilities and boundaries of Batuque de Umbigada in education. The
manifestation is the result of the work of historical characters, presenting peculiar marks of
the time and place in which it is introduced. The paths yet to be traced are defined during the
walk of those who recreate this tradition, and reflect their anguish, their doubts, their
differences and their ambitions. Batuque de Umbigada encompasses contradictions and is
bounded by limits, but nonetheless resists oppression.