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Título

BATUQUE DE UMBIGADA: MEMÓRIA E PRÁXIS DE RESITÊNCIA

Orientador

PROF. DR. ALLAN DA SILVA COELHO

Autor

GLORIA BONILHA CAVAGGIONI

Palavra chave

Tradição. Memória. Resistência. Cultura popular tradicional.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/02/2018

Nº Downloads

3637

Resumo

O Batuque de Umbigada, Tambu ou Caiumba, manifestação da cultura popular tradicional de Piracicaba, entendido como processo formativo que recompõe valores em contraste com o padrão hegemônico é o tema desta pesquisa. O Tambu é uma das manifestações culturais de matriz negra que incorporou elementos europeus e indígenas e integra a cultura caipira de Piracicaba. Não pode ser vinculado a uma religião, mas existe um campo de espiritualidade ligado ao universo da cosmovisão africana bantu que nele é presente o tempo todo. São objetivos deste estudo: compreender a relevância da transmissão das tradições do Batuque de Umbigada, como processo de educação e formação cultural; abordar as manifestações como um contraponto e resistência aos valores capitalistas e à práxis opressora; analisar e revelar tanto a dimensão transformadora, quanto o caráter reprodutor de ideologias que o Batuque de Umbigada possa conter enquanto reconfiguração de memórias e tradições. A relação entre economia e cultura é fundamental para a compreensão do objeto de estudo em questão. Portanto este trabalho tem como referencial teórico a produção de autores que podem ser considerados marxistas heterodoxos e que promovem o diálogo entre essas duas esferas. Na medida em que reconhece e transmite valores divergentes da ideologia hegemônica em sua tradição, o Batuque de Umbigada pode ser considerado uma forma de práxis que se contrapõe à mercantilização, ao ethos capitalista e que aponta para uma pedagogia da resistência? A partir desta pergunta-chave busca-se compreender o todo do problema sugerido, observando os diversos aspectos e contradições que lhe são inerentes, promovendo a problematização, análise, entendimento e discussão sobre as possibilidades e limites do Batuque de Umbigada na educação. A manifestação é resultado do trabalho de sujeitos históricos, apresenta marcas peculiares do tempo e lugar em que está inserida. Os caminhos a serem trilhados são definidos durante o caminhar dos batuqueiros, e refletem suas angústias, dúvidas, diferenças e ambições. O fazer do Batuque de Umbigada abrange contradições e é condicionado por limites, mas não deixa de ser resistência à opressão.

Abstract

Batuque de Umbigada, Tambu or Caiumba, a manifestation of the traditional popular culture of Piracicaba, understood as a formative process that recomposes values in contrast with the hegemonic standardization, is the theme of this research. Tambu is one of the cultural manifestations from black matrix that incorporated both European and indigenous elements and integrates the countryside culture of Piracicaba. While it cannot be related to religion, there is a field of spirituality linked to the universe of African Bantu worldview that is present all the time in it. The objectives of this study are: to understand the relevance of the transmission of the Batuque de Umbigada traditions as a process of education and cultural formation; to approach these manifestations as a counterpoint and resistance to capitalist values and oppressive praxis; to analyze and to reveal mutually the transformative dimension and the reproductive character of ideologies that Batuque de Umbigada might contain as a reconfiguration of memories and traditions. The relation between economy and culture is fundamental for the understanding of the object of study in question. Therefore, this paper holds as theoretical reference the work of authors who can be considered heterodox Marxists and who promote the dialogue between these two scopes. Insofar as it recognizes and transmits divergent values from the hegemonic ideology in its tradition, should Batuque de Umbigada be considered a form of praxis that is opposed to mercantilization, to the capitalist ethos, and that points to a pedagogy of resistance? From this key question, we seek to comprehend the whole of the problem suggested, observing the various aspects and contradictions inherent in it, promoting problematization, analysis, understandings, and discussions about the possibilities and boundaries of Batuque de Umbigada in education. The manifestation is the result of the work of historical characters, presenting peculiar marks of the time and place in which it is introduced. The paths yet to be traced are defined during the walk of those who recreate this tradition, and reflect their anguish, their doubts, their differences and their ambitions. Batuque de Umbigada encompasses contradictions and is bounded by limits, but nonetheless resists oppression.