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Título

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE LIMEIRA – SP

Orientador

PROF. DRA. GLAUCIA ULIANA PINTO

Autor

SELMA SANTANA CARNEIRO CAMPOS

Palavra chave

Abordagem histórico-cultural; pedagogia histórico-crítica; formação de professores; educação infantil.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/02/2018

Nº Downloads

4512

Resumo

CAMPOS, S. S. C. Pedagogia histórico-crítica, abordagem histórico-cultural e educação infantil: a experiência formativa de limeira – SP. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo. O estudo aqui apresentado buscou destacar compreensões acerca da abordagem histórico-cultural, da pedagogia histórico-crítica e da educação infantil, e foi em busca dos relatos de experiências de seis professoras da educação infantil que vivenciaram uma proposta formativa na rede de ensino da cidade de Limeira – SP, ancorada nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Deste modo, o objeto de estudo deste trabalho de pesquisa é a experiência concreta ocorrida em Limeira, focalizando o modo como as profissionais/professoras participantes do grupo de estudos produziram sentidos sobre a experiência e mostrando a repercussão do processo formativo vivido por elas entre os anos 2014 e 2016, tanto em suas práticas pedagógicas como na vida profissional. O objetivo desta investigação foi refletir sobre as possibilidades de transformação das concepções e práticas pedagógicas destas profissionais a partir dos processos formativos ocorridos. De maneira geral, percebeu-se que a experiência marcou e construiu novos discursos – não no sentido de domínio e apropriação consistente da abordagem, mas dando início a reflexões e concepções contra-hegemônicas, tais como enxergar o aluno como um sujeito histórico, a escola como lugar de possibilidades de transformação social e a importância do professor nesse processo, como sujeito intelectual (não técnico) que precisa trabalhar os conhecimentos iniciais dos alunos, rumo aos saberes mais elaborados. Por outro lado, as falas demonstraram lacunas em relação a um processo de formação que destaque e enxergue a atividade docente como trabalho coletivo, bem como proporcione uma prática não só comprometida com o processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento das capacidades psíquicas, mas fundamentalmente, envolva o domínio dos conteúdos exigidos no currículo, conforme expresso nas diretrizes curriculares da própria rede de Limeira. Esta questão ainda está por ser construída no interior da própria abordagem, e os cursos de formação precisam contemplá-la, já que educação e ensino consolidam-se na prática social. Assim, para além de arraigados no discurso, os pressupostos da pedagogia histórico-crítica precisam arraigar-se nas práticas, tomar forma, objetivar-se no dia a dia das salas de aula de todas as etapas da educação básica. Os caminhos para isso ainda precisam ser construídos.

Abstract

CAMPOS, S. S. C. Historical-critical pedagogy, cultural-historical approach, and early childhood education: the formative experience of Limeira - SP. Dissertation (Masters in Education) – School of Humanities, Methodist University of Piracicaba, Piracicaba, São Paulo. This study sought to highlight the understandings about the cultural-historical approach, the historical-critical pedagogy, and early childhood education and collected the reports of six nursery school teachers, who experienced a training program in the school network of Limeira (state of Sao Paulo), anchored in the assumptions of the historical-critical pedagogy. Thus, the object of this research study is the concrete experience that occurred in Limeira, focusing on how the professionals/teachers participating in the study group produced meaning about the experience and showing the repercussion of the training process they underwent from 2014 to 2016, both in their pedagogical practices and their professional lives. The objective of this research was to reflect on the possibilities of transforming these professionals’ conceptions and pedagogical practices after the training process they experienced. In general, the study perceived that the experience marked and built new discourses – not in the sense of mastery and consistent appropriation of the approach, but giving rise to counter-hegemonic reflections and conceptions, such as seeing the student as a historical subject, the school as a place of possibilities for social transformation, and the teacher’s importance in this process, as an intellectual (non-technical) subject who must deal with the students’ initial knowledge towards a more elaborate one. On the other hand, the statements have shown gaps as to a training process that highlights and sees the teaching activity as a collective work, as well as providing a practice committed not only to the teaching and learning process for the development of psychic abilities, but fundamentally involving the mastery of the curriculum’s required contents, as expressed in the curriculum guidelines for the school network in Limeira. This issue is still to be built within the approach itself, and the training courses must contemplate it since education and teaching are consolidated in social practice. Thus, in addition to being rooted in discourse, the assumptions of the critical-historical pedagogy must be rooted in practices, take shape, and be objectified in the daily classroom of all stages of elementary education. The ways to do this are still to be built.