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Título

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E MODOS DE INTERAÇÃO NO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID/MATEMÁTICA

Orientador

Profa. Dra. RENATA CRISTINA OLIVEIRA BARRICHELO CUNHA

Autor

FRANCISCO JOSÉ DE LIMA

Palavra chave

Formação de professores; Pibid; desenvolvimento profissional docente; interação social.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

21/02/2018

Nº Downloads

759

Resumo

Com foco de atenção no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o presente trabalho de pesquisa tem por objetivos compreender os modos de interação dos participantes do Pibid/Matemática do IFCE campus Cedro ao longo do planejamento das atividades e analisar as ênfases das discussões nos encontros de planejamento e as implicações para o desenvolvimento profissional docente dos participantes. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e os dados de análise foram construídos a partir da observação de vinte encontros de planejamento envolvendo professores do IFCE, professores da Educação Básica (professores supervisores) e bolsistas de iniciação à docência (bolsistas ID). Os professores supervisores também foram entrevistados. As análises das entrevistas e dos encontros foram orientadas pela análise de conteúdo, cuja identificação de proposições recorrentes e singularidades, permitiu a organização de dois eixos temáticos: planejamento conjunto no IFCE e planejamento dos professores supervisores e bolsistas ID. Diante do conjunto de leituras possíveis e dos dados analisados, a tese sustenta que a interação dos participantes do Pibid/ Matemática do IFCE campus Cedro ao longo do planejamento das atividades está marcada pelas posições que os professores ocupam na estrutura do Programa. Essas posições, é importante destacar, não são exclusividade do Programa, mas são historicamente construídas: a relação entre professores acadêmicos e professores da Educação Básica confere aos segundos uma posição menos prestigiada. Os professores do IFCE são os que conduzem os encontros conjuntos de planejamento e a ênfase da formação está no conhecimento matemático e nas discussões das estratégias de ensino que atendem aos objetivos e aos compromissos do subprojeto aprovado pelo Edital do Pibid. Os professores supervisores exercem seu papel como coformadores quando estão com seu grupo de bolsistas, apoiados na sua experiência profissional, orientando-se pela lógica das necessidades de aprendizagem dos alunos. As ênfases das discussões nos encontros de planejamento estão voltadas para o quê e como ensinar, no entanto, professores do ensino superior e professores da escola básica assumem pontos de partida distintos: os professores do IFCE orientam-se pelo que os alunos precisam aprender diante do que está previsto; os professores supervisores orientam-se pelo que os alunos ainda não aprenderam. Os bolsistas ID, ao transitarem pelos dois espaços de formação, vão respondendo às duas lógicas e ajustando-se e singularizando essas demandas e expectativas. Admitindo-se que o desenvolvimento profissional docente é um processo essencialmente colaborativo que amplia o repertório profissional dos participantes do Pibid e implica ambiguidades, avanços e retrocessos, e, podemos afirmar que do confronto dessas lógicas e pontos de vista, das reflexões sobre as práticas e sobre as condições de ensino, professores do ensino superior, professores da escola básica e bolsistas ID são forçados a rever as suas contradições e a de seu contexto e respondê-las tendo em vista os seus compromissos e projetos assumidos.

Abstract

With the focus of attention in the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) developed in the Mathematics Degree course of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), this research aims to understand modes of interaction from the members of Pibid / Mathematics in the IFCE campus Cedro throughout the planning of the activities and to analyze the emphases of the discussions in the planning meetings and the implications for the professional development of the participants. The research is characterized as a qualitative approach and the analysis data were constructed from the observation of twenty planning meetings involving IFCE's teachers, basic education teachers’ (supervisors) and initiation scholarship student for teaching (IT scholarship student). Supervisory teachers were also interviewed. The interviews and meetings' analyzes were guided by the content analysis, whose identification of recurrent propositions and singularities, allowed the organization of two major themes: joint planning in the IFCE and planning of the supervising professors and initiation scholarship student for teaching. Face the set of possible readings and data analyzed, the thesis holds the interaction of the the Pibid/Mathematics participants of the IFCE campus Cedro, throughout the planning of activities, is marked by the teachers' positions occupied in the structure of the Program. These positions, it is important to note, are not exclusive to the Program, but are historically constructed: the relationship between academic teachers and basic education’s teachers confers, to the last ones, a less prestigious position. The IFCE teachers are the ones who lead the joint planning meetings and the formation emphasis is on the mathematical knowledge and about teaching's strategies discussions that answer the objectives and commitments of the approved subproject by the Pibid notice. The Supervisor teachers do their role as coformers when they are with their scholarship student group, based on their professional experience, guiding himself by the logic of students' learning needs. The emphasis of the discussions at the planning meetings is about what and how to teach; however, higher education teachers and elementary school teachers take different starting points: IFCE teachers are guided by what students need to learn according what is planned; supervisors teachers are guided by what students have not yet learned. Scholarship student for teaching, while transiting through the two training spaces, they respond to the two logics, adjusting itself and distinguishing these demands and expectations. Assuming that professional teacher development is an essentially collaborative process that expands the professional repertoire from the Pibid’s participants and implies ambiguities, advances and setbacks, and, we can affirm that, from the confrontation of these logics and points of view, from the reflections about the practices and educational conditions, higher education teachers, elementary school teachers and scholarship student for teaching are forced to review their contradictions as well those ones from their context and respond to them, in consideration to their commitments and assumed projects.