Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PROFESSOR-ESTUDANTE OU ESTUDANTE-PROFESSOR? O INÍCIO NA DOCÊNCIA DE ESTUDANTES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Orientador

PROFA. DRA. MARIA GUIOMAR CARNEIRO TOMMASIELLO

Autor

MARCOS LUIS GOMES

Palavra chave

Formação Inicial de Professores; Professor Iniciante; Estudantes de Licenciatura; Prática Docente em Matemática.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

26/02/2018

Nº Downloads

620

Resumo

A contratação de professores-estudantes (ou estudantes-professores) tem sido medida que cresceu nos últimos anos na rede estadual paulista, para tentar suprir a escassez crescente de professores, e que se intensificou nos últimos 20 anos. Essa recorrência levanta questões sobre o lugar da formação inicial desses professores em sua atuação profissional, sobretudo se considerarmos as dificuldades características do início da docência. Nesse sentido, com base nos estudos sobre formação de professores, professor iniciante e políticas educacionais que envolvem o tema, esta pesquisa analisou o início da docência de alunos de cursos de licenciatura em Matemática que já atuam como professores na rede pública estadual paulista. Para entender a constituição desses profissionais, procuramos compreender como os conceitos sobre desenvolvimento profissional e identidade profissional contribuem com sua formação e sua trajetória pessoal e profissional. Além disso, como eles estão inseridos como professores na rede pública estadual paulista de ensino, também buscamos compreender as formas de contratação de professores desta rede, respaldadas nos princípios da Nova Gestão Pública (NGP). Deste modo, o objetivo dessa pesquisa é compreender o início da docência dos professores-estudantes de matemática, pertencentes à rede estadual paulista, a partir dos conceitos sobre desenvolvimento profissional e a identidade profissional no contexto da nova gestão pública. E para entender como esses professores-estudantes de Matemática vão se constituindo professores, tomamos como base nove professores, que se encontravam nessas condições durante sua graduação em Licenciatura em Matemática na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Realizamos entrevistas semidirigidas e, a partir do entendimento que estes sujeitos estão em constante tensão entre a formação inicial e o campo de trabalho, estabelecemos duas categorias de análise que buscaram compreender (1) como se constitui o início da docência na tensão entre o aprendido (na graduação e na prática escolar) e o ensinado e, dado que são professores com algumas características peculiares, (2) como essa tensão se dá entre o reconhecimento e o pertencimento deles dentro da própria rede de ensino. Por fim, concluímos que os professores-estudantes têm configurado um tipo novo de professor que enfrenta dificuldades ainda maiores que os demais professores iniciantes no ingresso na docência, dado que a formação inicial possui um papel central em sua trajetória profissional. E assim defendemos a tese de que os professores-estudantes têm configurado um tipo novo de professor que enfrenta dificuldades ainda maiores que os demais professores iniciantes no ingresso na docência e isso pode ter consequências para a aprendizagem dos alunos.

Abstract

he hiring of teacher-students (or student-teachers) has been a growing measure in recent years in the state of São Paulo to try to fill the crescent shortage of teachers and has intensified in the last 20 years. This recurrence raises questions about the place of initial training of these teachers in their professional activity, especially considering the difficulties which are particular to the beginning of teaching. In this sense, based on studies on teacher education, beginning teacher and educational policies that involve the theme, this research analyzed the beginning of the teaching of students of undergraduate courses in Mathematics who already act as teachers in the state public network of São Paulo. To understand the constitution of these professionals, we seek to understand how the concepts about professional development and professional identity contribute to their formation and their personal and professional trajectory. In addition, as they are inserted as teachers in the State Public School of São Paulo, we also seek to understand the ways of hiring teachers of this network, backed by the principles of New Public Management (NGP). In this way, the objective of this research is to understand the beginning of the teaching of mathematics teachers-students, belonging to the state network of São Paulo, from the concepts of professional development and professional identity in the context of new public management. And to understand how these teachers-students of Mathematics are becoming teachers, we were based on nine teachers, who were at these conditions during their graduation in Mathematics Degree at the Methodist University of Piracicaba (UNIMEP). We conducted semidirectional interviews and, from the understanding that these subjects are in constant tension between the initial formation and the field of work, we established two categories of analysis that sought to understand (1) how the beginning of teaching in the tension between the learned and teaching, and, since they are teachers with some peculiar characteristics, (2) how this tension takes place between their recognition and their belonging within the teaching network itself. Finally, we conclude that teacher-students have configured a new type of teacher who faces even greater difficulties than other teachers who are new to teaching, since initial training has a central role in their professional career. And so we defend the thesis that teacher-students have configured a new type of teacher that faces even greater difficulties than other beginning teachers at the entrance to teaching and this can have consequences for student learning.