Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

GESTÃO DE PESSOAS ARTICULADA POR COMPETÊNCIAS: ESTUDO EM UMA CLÍNICA DA ÁREA DA SAÚDE EM PARACATU-MG

Orientador

Profª. Drª. Graziela Oste Graziano Cremonezi

Autor

RICARDO ALEIXO RODRIGUES DA ROCHA

Palavra chave

Área da Saúde, Gestão por Competências, Gestão de Pessoas.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

16/02/2018

Nº Downloads

779

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear e propor as competências técnicas e organizacionais necessárias para uma Clínica de Saúde e Estética X. A metodologia utilizada para alcançar os resultados pretendidos foi a pesquisa qualitativa, em que o foco de estudo foi uma clínica da área da saúde, no qual foram aplicados questionários baseados na escala Likert envolvendo 11 profissionais que atuam nas mais diversas áreas da saúde e nos serviços secundários da Clínica. Os resultados demonstram níveis elevados de oscilação variados entre os colaboradores elevados e variados, em que, pelo menos 10 dos 11 entrevistados, consideram ser importante o desenvolvimento das competências estabelecidas no quadro referencial, atribuindo valor máximo na escala proposta. Da mesma forma que apresenta alteração nos níveis de domínio e importância, os gráficos mostram de forma clara que, ainda que indiretamente, há presença dos aspectos marcantes da gestão por competências, evidenciam a relevância do foco nos resultados a longo prazo, valorização do trabalho em equipe, sem desmerecimento da livre iniciativa individual e reciclagem das habilidades e atitudes direcionadas à execução das tarefas dentro da organização, apresentando, também, a necessidade do estabelecimento de recursos que proporcionem a comunicação entre os membros do grupo, para que não haja desencontros na tomada de decisões.

Abstract

The objective of this study was to map and propose the technical and organizational skills required for a Health and Aesthetics Clinic X. The methodology used to achieve the intended results was the qualitative research, in which the focus was a health clinic, in which questionnaires based on the Likert scale were applied involving 11 professionals who work in the most diverse areas of health and secondary services of the Clinic. The results show high levels of variation among high and varied employees, in which at least 10 of the 11 interviewees consider the development of competencies established in the referential framework to be important, assigning maximum value to the proposed scale. In the same way that there is a change in the levels of dominance and importance, the graphs show clearly that, although indirectly, there is presence of the marked aspects of the management by competences, they show the relevance of the focus on the long-term results, valorization of the work in team, without demerit of free individual initiative and recycling of skills and attitudes directed to the execution of the tasks within the organization, also presenting the need to establish resources that provide communication among the group members, so that there are no disagreements in the making of decisions.