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Título

Atividades Motoras Rítmicas na Educação Infantil: uma proposta no ensino público.

Orientador

Profa. Dra. Rute Estanislava Tolocka.

Autor

KELLY CRISTINA FREIRE SIQUEIRA

Palavra chave

educação infantil, atividade motora, professores e pais.

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

27/02/2018

Nº Downloads

835

Resumo

Instituições de ensino infantil privilegiam os processos do cuidar, voltados aos cuidados primários mas limitam o movimento e a espontaneidade das crianças, sendo necessário incluir na rotina atividades motoras. Objetivo: implementar atividades ritmicas e expressivas na rotina de uma Instituição de Ensino Infantil (IEI). Procedimentos investigativos: Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada em uma IEI pública de Piracicaba, SP. Participaram do estudo a coordenadora da escola, quatro professores regentes das salas, seus vinte alunos e seus respectivos pais. A rotina da escola antes do programa foi observada in locu e em documentos. O planejamento, implementação e avaliação do programa foi feito em conjunto com os professores e coordenação através de reuniões semanais e as aulas foram realizadas duas vezes por semana, para as crianças, com registro em diário de campo e com questionário/entrevista após o termino de cada semestre. Com os pais foram realizadas reuniões no início, no meio e no final de cada semestre, incluindo atividades com as crianças e diálogos sobre o programa. Resultados: Não havia atividade motora sistematizada antes do início do programa, nem espaço destinado a isso, razão pela qual a instituição solicitou o estudo. A instituição cedeu uma sala, que foi equipada, onde ocorreram as aulas. Foram vivenciadas habilidades motoras básicas, expressões corporais, imitação de animais, exploração de materiais e de diferentes rítmicos musicais. Pais relataram melhoria do atendimento a partir das mudanças implementadas na rotina e que as crianças passaram a realizar estas atividades em casa. Professores oportunizaram vivências das mesmas também em outros dias da semana e relataram que estabeleceram relações importantes e fortaleceram vínculos, houve otimização de conhecimentos e experiências através de diálogos entre os profissionais de Pedagogia e Educação Física. Considerações finais: As mudanças implementadas, tanto no espaço físico, com a montagem de um espaço adequado para prática motoras, bem como com a mudança na rotina, com implementação de atividades motoras, constituíram-se em uma experiência interdisciplinar rica, que trouxe aderência a atividade motora pelas crianças.

Abstract

Daycare institutions focus on the procedures of taking care by providing basic care. However, they limit kids’ movement and spontaneity, thus it is essential to make them part of kids’ motor activity routine. GOALS: Implementing rhythmic and expressive activities in the routine of a daycare institution. Investigative Procedures: This study, which is a study-action project, took place in a public daycare center in Piracicaba – SP. The institution’s coordinator, four teachers, twenty six students, and their parents took part in this study. The institution’s routine was studied on-site and through documents before this program took place. The program’s planning, implementation, and assessment were made along with the teachers and the coordinator through weekly meetings and the kids took classes twice a week. Attendance was made with the help of field logbooks and questionnaires or interviews after the end of each semester. Meetings were scheduled with parents in the beginning, middle, and end of each semester, also including activities for the children and talks about the program. Results: There was no systematic motor activity before the beginning of the program and not even dedicated space for it and that is why the institution requested the current study. The same institution provided and equipped a room where the classes took place. The program made it possible to observe basic motor skills like body movements, to mimic animals, and to explore different subjects about musical rhythm. The children’s parents reported to be satisfied with the implemented changes in their routine and the children started doing these activities at home. Teachers had the opportunity to experience the results also on the other days of the week and reported that important relationships were established, ties were made stronger, and there has been some optimization on the knowledge and experiences through talks among pedagogy and physical education professionals. Conclusions: The implemented changes on the physical aspect, which is dedicating the proper space for motor activities, as well as the routine change aspect, specifically the implementation of motor activities built a rich interdisciplinary experience which fosters grit in children for motor activities.