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Título
CONCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES DE UM INSTITUTO FEDERAL SOBRE
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO ÂMBITO DO MOVIMENTO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
Orientador
Profa. Dra. Maria Guiomar Carneiro Tommasiello
Autor
FLÁVIO ARAÚJO VIEIRA
Palavra chave
Movimento CTS. Educação Científica. Educação Tecnológica. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
22/02/2018
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Resumo
Essa pesquisa objetivou conhecer as concepções de estudantes do ensino médio e de professores do Instituto Federal sobre educação científica e educação tecnológica no âmbito do Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade. Essas concepções são indispensáveis para pensar currículos, objetivos e políticas públicas para a escola profissional tecnológica. Tem como pressuposto que a educação científica é entendida como “educação científica e tecnológica”, sendo que a educação tecnológica, confundida muitas vezes com educação técnica, fica em segundo plano, quando não, esquecida, mesmo em cursos profissionais tecnológicos. A pesquisa, de natureza qualitativa/quantitativa utiliza questionários desenvolvidos especialmente para identificar atitudes em relação à ciência e à tecnologia. Na primeira fase de desenvolvimento dessa pesquisa foram aplicados questionários pilotos a 17 professores de um Instituto Federal. Em seguida foram aplicados questionários a 284 alunos e a 34 docentes. O questionário foi composto por seis perguntas e baseado na estrutura do questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society). As respostas foram classificadas em Adequadas, Plausíveis ou Simplistas de acordo com os referenciais teóricos do trabalho, o que altera a pontuação, dependendo dessa classificação. Os dados indicam visões de neutralidade científica e de determinismo do desenvolvimento tecnocientífico por parte dos alunos. Com relação aos professores, estes apontam uma visão de tecnologia como instrumento, como aplicação da ciência, como um processo prático. Visão essa que coincide com a do senso comum, que vai ao encontro de resultados obtidos por outros autores que constataram concepções simplistas, neutras, descontextualizadas, aproblemáticas e ahistóricas de ciência e de tecnologia por parte de docentes. O aprimoramento da dimensão tecnológica torna-se, assim, um requisito para uma alfabetização científica adequada, para a “superação da separação ciência e tecnologia e teoria e prática” como almejam os idealizadores dos novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Abstract
This research aimed to know the conceptions of high school students and teachers of the Federal Institute on scientific education and technological education within the scope of the Science, Technology and Society Movement. These conceptions are indispensable for thinking about curricula, objectives and public policies for the professional technological school. It presupposes that scientific education is understood as "scientific and technological education", and technological education, often confused with technical education, is in the background, if not forgotten, even in professional technological courses. The qualitative / quantitative research uses questionnaires specially developed to identify attitudes towards science and technology. In the first phase of development of this research, pilot questionnaires were applied to 17 teachers of the Federal Institute. Questionnaires were then administered to 284 students and 34 teachers. The questionnaire was composed of six questions based on the structure of the VOSTS (Views on Science-Technology-Society) questionnaire. The answers were classified as Adequate, Plausible or Inadequate according to the theoretical framework of the work, which changes the score depending on this classification. The data indicate visions of scientific neutrality and of determinism of the technos cientific development on the part of the students. With regard to teachers, they point to a vision of technology as an instrument, as an application of science, as a practical process. This view coincides with that of common sense, which is in line with the results obtained by other authors who found naive, neutral, decontextualized, unproblematic and ahistorical conceptions of science and technology by teachers. Improving the technological dimension thus becomes a prerequisite for adequate scientific literacy, for "overcoming the separation of science and technology and theory and practice" as the founders of the new Federal Institutes of Education, Science and Technology aspire to.