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Título
O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA VISÃO DOS GESTORES
Orientador
Profa. Dra. Ana Carolina Capellini Rigoni
Autor
MAURÍCIO MAIA
Palavra chave
Educação Física, Educação, Gestão Escolar.
Grupo CNPQ
Programa
MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
02/08/2018
Nº Downloads
679
Resumo
Desde o final da década de 1980 diversos pesquisadores têm se debruçado na tentativa de definir o que é a Educação Física escolar, quais são seus objetivos e conteúdos. Pautadas em diferentes áreas de conhecimento, tais tentativas de conceituar a disciplina geraram, ao invés de consenso, opiniões e abordagens distintas. Essa proliferação de Abordagens levou a Educação Física a perda de sua especificidade, tanto no meio acadêmico como no âmbito das práticas pedagógicas de milhares de professores que atuam diariamente nas escolas. Se não há consenso nem mesmo entre os próprios professores da Educação Física, não há como esperar um entendimento claro sobre a disciplina por parte daqueles que sequer possuem formação na área, como é o caso dos gestores pedagógicos. Partindo do pressuposto de que, no processo de construção do planejamento de do Projeto Político Pedagógico da escola, os gestores partem de conhecimentos empíricos que os professores de Educação Física propagam, bem como pela visão perpetuada pelo senso comum, o objetivo desta pesquisa foi compreender o modo como os gestores (que pertencem a outra área de formação) produzem um entendimento sobre a disciplina de Educação Física escolar. Ou seja, a intenção foi analisar como os gestores compreendem o lugar dela na escola e no Projeto Político Pedagógico. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada a partir de revisão bibliográfica e estudo de campo. Para tanto, foram entrevistadas três gestoras pedagógicas de escolas públicas da cidade de campinas – SP. Na análise dos dados consideramos a compreensão das gestoras sobre gestão democrática, Projeto Político Pedagógico e o lugar da Educação Física no processo educacional. Pudemos perceber, a partir das análises, que a Educação Física ainda ocupa um lugar marginal na escola, que muitos são os conflitos em relação a implementação do Projeto Político Pedagógico e, dentre outras questões, que ainda há uma enorme distância entre a Universidade (pesquisa) e a escola. Os dados apontaram para a importância de estudos e reflexões a respeito do lugar da Educação Física e suas possibilidades no Projeto Político Pedagógico.
Abstract
Since the end of the 1980s several researchers have been trying to define what Physical Education is, what are its objectives and contents. Based on different areas of knowledge, such attempts to conceptualize the discipline generated, instead of consensus, different opinions and approaches. This proliferation of Approaches has led Physical Education to lose its specificity both in the academic environment and in the context of the pedagogical practices of thousands of teachers who work daily in schools. If there is no consensus even among the Physical Education teachers themselves, there is no way to expect a clear understanding of the discipline by those who do not even have training in the area, as is the case with pedagogical managers. Based on the assumption that, in the process of building the school's Political Project, the managers start from the empirical knowledge that the Physical Education teachers propagate, as well as from the vision perpetuated by common sense, the objective of this research was to understand the how managers (who belong to another area of training) produce an understanding of the discipline of Physical School Education. That is, the intention was to analyze how managers understand their place in school and in the Political Pedagogical Project. The qualitative research was carried out from a bibliographical review and field study. For that, three pedagogical managers of public schools of the city of Campinas - SP were interviewed. In the data analysis, we consider the managers' understanding of democratic management, the Political Pedagogical Project and the place of Physical Education in the educational process. From the analysis, we can see that Physical Education still occupies a marginal place in the school, that many are the conflicts in relation to the implementation of the Political Pedagogical Project and, among other things, that there is still a great distance between the University (research ) and the school. The data pointed to the importance of studies and reflections regarding the place of Physical Education and its possibilities in the Political Pedagogical Project.