Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

GOSTAR DE LER: UM ESTUDO SOBRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA

Orientador

MARIA CECÍLIA RAFAEL DE GÓES

Autor

ELAINE DA SILVA DANTE

Palavra chave

PRAZER DE LER; FORMAÇÃO DO LEITOR; LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

30/08/2006

Nº Downloads

1370

Resumo

O desenvolvimento da capacidade leitora é fundamental para expandir possibilidades de aprendizagem em diferentes âmbitos da cultura. A formação do leitor é um processo contínuo que, pela amplitude dos aspectos envolvidos, ultrapassa a ação da escola. Não se pode, entretanto, negar a responsabilidade e o papel fundamental dessa instituição em face ao desempenho pobre de nossos alunos em leitura, evidenciado por vários estudos e avaliações oficiais. Concernente a essa preocupação, a presente pesquisa está centrada sobre a questão do "prazer de ler" e orientada mais especificamente para o objetivo de analisar a relação do aluno com o ler e para o modo como qualifica essa experiência. Para ancorar a discussão, são exploradas contribuições de diferentes autores e são tomadas como referências principais a abordagem semiológica de Roland Barthes e a abordagem dialógica de Bakhtin; embora esses teóricos se situem em matrizes distintas, o primeiro é aqui considerado por suas proposições sobre o prazer de ler, e o segundo, por suas interpretações da relação leitor-texto-autor na ampla trama discursiva das práticas sociais. O trabalho de campo focalizou estudantes do ensino médio, de uma escola da rede pública, e envolveu o uso de entrevistas. Na exposição das análises, as falas dos entrevistados foram abordadas inicialmente, de maneira sucinta, conforme uma classificação dicotômica de relação com a leitura: de prazer e envolvimento versus de desprazer e afastamento. Em seguida, o conjunto de depoimentos foi organizado sob três unidades temáticas: as experiências anteriores de leitura, o estatuto dos objetos de leitura e as experiências escolares relativas à atividade de ler. Essa seqüência de apresentação dos achados justifica-se pelo fato de que, no decorrer das análises, configurou-se uma grande diversidade dos dizeres dos entrevistados quanto à dicotomia anteriormente referida. A questão do prazer foi considerada enquanto conceito social e historicamente construído, assim como suas implicações na educação e na formação do leitor. Na discussão é reafirmada a responsabilidade social da escola em promover diferentes letramentos, utilizando variados objetos de leitura, o que possibilitaria o desenvolvimento de capacidades específicas. Essa responsabilidade abrange necessariamente o letramento literário que, por estar sendo negligenciado ou descaracterizado, demanda inovações pedagógicas urgentes.

Abstract

The development of reading competence is essential to expand possibilities of learning in different spheres of culture. The formation of a reader is a continuous process that, due to the multitude of the aspects involved, transcends the realm of school. We cannot, however, attenuate the responsibility and the fundamental role of this institution in face of the poor performance of our students in reading, evidenced by various studies and official evaluations. Concerned with this problem, the present research is centered on the issue of "the pleasure of reading", and is oriented more specifically to the objective of analyzing the students' relationships with reading and the ways by which they qualify this experience. To support our discussion, we lean on the ideas of different authors and take as main references the semiological approach of Roland Barthes and the dialogical approach of Mikhail Bakhtin; although these theoreticians are situated in distinct frameworks, the former is brought here for his propositions about the pleasure of reading, and the latter, for his interpretations of reader-text-author relationships within a broad discoursive interplay of social practices. The field work consisted of interviews with high school students who attended a state public school. In the presentation of the analyses, the interviewees' statements about reading are initially reported according to a classification based on the dichotomy "pleasure and involvement" versus "displeasure and rejection". In the following part, the students' statements are organized under three thematic units: the previous experiences of reading; the status of different objects of reading; and the school experiences related to reading activity. This sequence of presentation is justified by the fact that, in the course of the analyses, the findings showed a great diversity of the statements and the need for a re-dimensioned view of the dichotomy mentioned above. The issue of pleasure was considered as a social concept, historically constructed, as well as its implication in education and in the formation of readers. The discussion points to the social responsibility of school in promoting different forms of literacy, encompassing diverse objects of reading, besides promoting the development of specific abilities. This responsibility must encompass literary literacy, a competence that has been neglected or dealt with in misleading ways, thus demanding for urgent pedagogical innovations.