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Título

Corpo e a educação física: um debate sobre a visão dualista

Orientador

Tânia Mara Vieira Sampaio

Autor

Admilson Gonçalves de Almeida

Palavra chave

Dualismo. Corporeidade. Educação Física.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/09/2003

Nº Downloads

449

Resumo

Este trabalho dissertativo é caracterizado por uma pesquisa bibliográfica, na qual o enfoque principal é a realização de uma investigação sobre a concepção de corpo humano presente na visão filosófica cartesiana e seus reflexos para a Educação Física. O propósito é de rever o paradigma hegemônico que a partir do pensamento de René Descartes passou a influenciar as ciências da saúde e várias outras áreas do conhecimento humano, entre elas a própria Educação Física. Projeta-se nesse debate uma compreensão de corpo na perspectiva holística ou sistêmica rompendo, dessa maneira, com a concepção fragmentada do ser humano (corpo/mente, corpo/alma, corpo/espírito). O presente trabalho foi elaborado em três momentos. O primeiro, uma apresentação do pensamento do filósofo René Descartes acerca do corpo humano, o dualismo corpo e alma, a visão mecanicista e as influências nas diversas áreas do saber. O segundo momento apresenta o reflexo do pensamento cartesiano para Educação Física. Finalmente, no terceiro momento, apresenta-se uma reflexão que busca superar a visão dicotômica e mecanicista de corpo humano presente no pensamento cartesiano. Considerando que a dicotomia corpo e alma, corpo e mente possuem raízes profundas na cultura ocidental, a nossa perspectiva é de uma reflexão que aponte para uma valorização do ser humano como um ser uno.

Abstract

This dissertative work is characterized by bibliographic research, in which the main focus is an investigation about the human body conception, present in the cartesian philosophical vision and the acessment of what are the reflexes to the Physical Education . The pourpose in order is to break the hegemonic paradigm that, based on the Rene Descartes ideas, influenced the sciencies and several other areas of the human knowledge, among which the Physical Education itself. From this reflection, this work aims to project an understanding of body in the holistic or sistemic perspective, breaking in this way the human being fragmentated conception (body/mind, body/soul, body/spirit). For such, the work was elaborated in three moments; in the first moment, the phylosophe Rene Descartes was presented, introducing the human body conception, separation about body, soul and mechanichs vision for this thinker and the main influences in the several areas of knowledge.In the second moment, it was presented the cartesian thoughts reflections regarding the body to the Physical Education and, finally, in the third moment, we presented a reflection with the objective of breaking the dicotomic and mechanicist vision present in the cartesian thought. Trying the dicotomic vision, body/soul and body/mind, have deep in occidental culture, our perspective is a reflection that follow to give value for the human being like a global human.