Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Análise e categorização do Lean Supply Chain Management (LSCM) em portfólios de fornecedores de empresa do setor automotivo

Orientador

Eliciane Maria da Silva

Autor

Fabiano José Stocco de Campos

Palavra chave

Portfólio de fornecedores. Cadeia de suprimentos enxuta. Lean Supply Chain Management (LSCM). Desenvolvimento de fornecedores.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

05/03/2020

Nº Downloads

366

Resumo

A gestão da cadeia de suprimentos nas empresas pode ser vista como uma importante ferramenta de vantagem competitiva. Fatores como inovação, foco na especialidade e novas tecnologias que os fornecedores podem trazer aos compradores, contribuem para que as empresas demandantes concentrem seus esforços em sua atividade principal. Em contrapartida, as empresas fornecedoras podem evoluir mediante a participação em cadeias de suprimentos mais desenvolvidas e enxutas. Nesse cenário, a aplicação da metodologia Lean, originalmente desenvolvida e tradicionalmente aplicada em sistemas de produção, com foco voltado para a melhoria da cadeia de suprimentos das empresas, torna-se objeto de interesse para pesquisa, já que a eliminação de desperdícios e redução de perdas pode ajudar a trazer algumas vantagens à cadeia de suprimentos, em especial à automotiva, cuja competitividade é bastante grande. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o grau de utilização das ferramentas e técnicas pertencentes ao Lean Supply Chain Management (LSCM) no contexto da empresa automotiva pesquisada, bem como, categorizá-las nos diferentes tipos de portfólios de fornecedores desta empresa. Para isso, após uma pesquisa bibliográfica sobre o tema LSCM, foi realizada uma pesquisa com um grupo de especialistas da indústria automotiva e na sequência um estudo de caso em uma empresa focal automotiva e nos fornecedores de sua cadeia de suprimentos. Os resultados e análises apresentam o grau de utilização das práticas LSCM na visão dos especialistas consultados, bem como da gerência da empresa focal pesquisada e dos fornecedores pertencentes aos diferentes portfólios de fornecimento de sua cadeia de suprimentos.

Abstract

Supply chain management in companies can be seen as an important tool for competitive advantage. Factors such as innovation, focus on specialty and new technologies that suppliers can bring to buyers, help demanding companies to focus their efforts on their main activity. In contrast, supplier companies can evolve through participation in more developed and leaner supply chains. In this scenario, the application of the Lean methodology, originally developed and traditionally applied to production systems, with a focus on improving the companies' supply chain, becomes an object of interest for research, since the elimination of waste and the reduction of Losses can help bring some advantages to the supply chain, especially automotive, whose competitiveness is quite high. This project has as main objective to evaluate how the tools and techniques belonging to Lean Supply Chain Management (LSCM) are used in the context of the researched automotive companies, as well as to categorize them in the different types of suppliers' portfolios of these companies. For this, after a bibliographic research on the LSCM theme, a research was carried out with a group of specialists from the automotive industry and then a case study in a focal automotive company and in the suppliers of its supply chain. The results and analyzes show the degree of use of LSCM practices in the view of the consulted specialists, as well as the management of the researched focal company and the suppliers belonging to the different supply portfolios of its supply chain.