Visualização do documento
Título
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM MODO DE OLHAR PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Orientador
JÚLIO ROMERO FERREIRA
Autor
FERNANDA MARIUTTI FLORENCE
Palavra chave
INCLUSÃO ESCOLAR, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
31/08/2006
Nº Downloads
1432
Resumo
Este trabalho traz reflexões sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de aula comuns de escolas da rede pública municipal de ensino. Para compreender este processo, nossa investigação ocorreu em duas frentes distintas, mas que interferem uma na outra: o cotidiano escolar e as ações do poder público. Nos dois momentos buscávamos compreender as condições de atendimento dos alunos. Realizamos a pesquisa em um município da região metropolitana de Campinas, que tem, aproximadamente, 60.000 habitantes e ocupa uma área de 139 Km2. O PIB per capita desta cidade é um dos maiores do país. As ações do poder público foram analisadas através de entrevistas, documentos e leis. Percebemos que existem indicações em algumas leis que pretendem viabilizar o atendimento dos alunos da educação especial nas salas de aula comuns, no entanto, não existem mecanismos que o garantam. A investigação do cotidiano escolar ocorreu através do acompanhamento do trabalho de um professor que buscava encontrar formas para atender os alunos na sala de aula, considerando as necessidades educacionais de todos. Através desta experiência, analisamos aspectos que contribuem e outros que dificultam o atendimento dos alunos da educação especial de forma satisfatória dentro das salas de aula comuns.
Abstract
This essay brings reflections on the process of inclusion of students with special educational needs in common classrooms in the county's public net of schools. In order to understand this process, our investigation took place in two distinct fronts, but that interfere in one another: the school's daily routine and governmental actions. In both situations we tried to understand the conditions offered to the students. We did the research in a municipality of the Greater Campinas that has approximately 60.000 inhabitants and spreads out for 139 Km². The GNP per capita of this town is one of the largest in the country. Governmental actions were analysed through interviews, documents and laws. We realized that there are indications in some laws that intend to make the service to special education students viable in common classrooms, yet, there are no mechanisms that guarantee them. The investigation on school everyday routine was based on the follow-up of the work of a professor that was trying to find ways to provide service to the students in the classroom, considering the educational needs of all. Through this experiment, we analyzed aspects that contribute to the service provided to students of special education in a satisfactory way inside common classrooms and others that make it difficult.