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Título
Formação continuada de professoras coordenadoras: lições da pesquisa na pós-graduação stricto sensu e implicações para a atuação na educação básica
Orientador
Thiago Borges de Aguiar
Autor
Patrícia Kelly Mercadante
Palavra chave
Formação de professores. Formação continuada. Coordenador pedagógico. Stricto Sensu.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
10/02/2020
Nº Downloads
303
Resumo
Esta pesquisa de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba, tem como objeto de investigação a formação continuada de professoras coordenadoras em um lugar específico: a Pós-Graduação Stricto Sensu. O objetivo é compreender quais as contribuições da Pós-Graduação Stricto Sensu para a formação das professoras coordenadoras e as implicações da atividade de pesquisa para atuação na Educação Básica. A questão problema da pesquisa é: Quais são as lições da experiência vivida na Pós-Graduação para as professoras coordenadoras e que contribuem com sua atuação como formadoras de professores e articuladoras do trabalho coletivo? Considerando-se que a coordenadora é uma professora com atribuição de formadora, ou seja, é encarregada da dimensão formativa dos professores no contexto de trabalho na escola, a formação continuada passa a ser vista como uma dimensão fundamental para seu desenvolvimento profissional e desempenho da função. Para embasar a pesquisa, destacam-se os autores que abordam a temática, como Vera Maria Nigro de Souza Placco e colaboradores, com discussões sobre o trabalho e as funções que estão atreladas ao trabalho do coordenador pedagógico, entre o prescrito e o executado; Rui Canário, pela abordagem da formação em contexto dentro da escola e fora dela; António Nóvoa, com a formação de professores, a prática reflexiva e a relevância da “partilha de saberes” dentro dos espaços de atuação; Maurice Tardif, por sua compreensão dos saberes docentes; Jorge Larrosa Bondía, com suas notas sobre a experiência e o saber de experiência. A presente pesquisa é qualitativa e os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com 5 professoras coordenadoras da rede municipal de Rio Claro que passaram pela experiência da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado/Doutorado). Os dados foram tratados por meio de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009) e organizados em 3 categorias de análise que abordam as lições da pesquisa para as professoras coordenadoras. A categoria 1 é referente à ampliação do olhar, as professoras coordenadoras aprendem a observar melhor os acontecimentos do cotidiano e conseguem fundamentar as suas ações. A categoria 2 é sobre a Relação Teoria e Prática, na qual as professoras coordenadoras conseguem oferecer aos professores suporte teórico e prático, a discussão teórica potencializa seus discursos e intervenções. A categoria 3 está relacionada com a experiência da pesquisa e a postura investigativa que as professoras coordenadoras sustentam e que se reflete em suas ações e intervenções realizadas no cotidiano da escola. Concluiu-se que as lições da pesquisa para as professoras coordenadoras apresentam-se de forma positiva e engrandecedora. A experiência que todo o processo de formação continuada proporcionou refletiu diretamente na atuação diária das professoras coordenadoras como formadoras e articuladoras do trabalho coletivo na escola.
Abstract
This research, developed at Universidade Metodista de Piracicaba, in the Education Program, has as its object of investigation the continuing education of pedagogical coordinators in a specific field: Master’s or Doctorate degree. The objective is to understand the contributions of that degree to the education of the pedagogical coordinators and the implications of the research activity for acting in Basic Education. The problem question of the research is: What are the lessons the experience lived during Master’s or Doctorate degree brings to the pedagogical coordinators and that contribute to their performance as educators and articulators of collective work? Considering that the coordinator is a teacher with the assignment of an educator/trainer, that is, they are in charge of the educative dimension of teachers in the context of school work, continuing education is now seen as a fundamental dimension for their professional development and job performance. To support the research, we highlight the authors that approach the theme, such as Vera Maria Nigro de Souza Placco and collaborators, with discussions about the work and the functions that are linked to the work of the pedagogical coordinator, between the prescribed and the executed; Rui Canário, for approaching the formation in context, inside the school and outside it; António Nóvoa, with the ideas on teacher’s education, reflective practice and the relevance of “knowledge sharing” within the practice contexts; Maurice Tardif, for his understanding of teaching knowledge; Jorge Larrosa Bondía, with his notes on experience and knowledge of experience. This research is qualitative, and the data were produced through semi-structured interviews with 5 pedagogical coordinator of Rio Claro - SP municipal network, who had the experience of attending Master’s or Doctorate degree. Data were treated through Content Analysis (BARDIN, 2009) and organized into 3 categories of analysis that address the lessons pedagogical coordinator acquired. Category 1 refers to the widening of the look, the pedagogical coordinators learn to better observe the events of daily life and can substantiate their actions. Category 2 is about the Theory and Practice Relationship, in which the pedagogical coordinators are able to offer teachers theoretical and practical support, the theoretical discussion enhances their discourses and interventions. Category 3 is related to the research experience and the investigative posture that the pedagogical coordinators hold, and which is reflected in their actions and interventions performed in the school’s daily life. It was concluded that the lessons of the research process taken during Master’s or Doctorate degree for the pedagogical coordinators are positive and enriching. The experience that the entire process of continuing education provided reflected directly on the daily performance of the pedagogical coordinators as educators and articulators of collective work in school.