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Título
A importância da espiritualidade nas organizações: um estudo com discentes trabalhadores e futuros trabalhadores da cidade de Itacoatiara no Amazonas
Orientador
Yeda Cícera Osvaldo
Autor
Wanderson da Silva Damião
Palavra chave
Espiritualidade nas organizações. Espiritualidade no ambiente de trabalho. Inteligência espiritual. Quoeficiente espiritual. Dimensão interior.
Grupo CNPQ
Programa
DR - ADMINISTRAÇÃO
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
21/02/2020
Nº Downloads
388
Resumo
Para dialogarmos sobre a espiritualidade nas organizações, alguns desafios conceituais precisam ser superados e esclarecidos, principalmente no contexto brasileiro. O ponto crítico é a associação existente entre os termos espiritualidade e religiosidade. O presente estudo buscou apresentar de forma sistemática — sustentado pelos pilares teóricos de Zohar e Marshall — que a espiritualidade é uma dimensão interior humana, que estabelece a missão, visão, valores, sentido e propósitos para os contextos de vida de um indivíduo. Nesse âmbito, seja sob a perspectiva religiosa, intrínseca ou existencial, o surgimento e desenvolvimento da espiritualidade necessita de uma inteligência humana, classificada como espiritual. Em conjunto com a inteligência Intelectual (coeficiente intelectual — QI), dispomos da inteligência emocional (coeficiente emocional — QE) e, da inteligência espiritual (coeficiente espiritual - QS). A sigla QS deriva da palavra inglesa Spiritual Quoeficient. Partindo desses pressupostos, o presente estudo adotou a seguinte pergunta como norteadora: “Os futuros trabalhadores de Itacoatiara/AM compreendem, desenvolvem e praticam a inteligência espiritual? O objetivo geral do estudo foi “avaliar como os discentes de Itacoatiara/AM compreendem, desenvolvem e praticam a Inteligência Espiritual. Por sua vez, os objetivos específicos foram: 1) Avaliar as influências sociodemográficas dos discentes (gênero, idade, escolaridade, religiosidade e profissão), com a Inteligência Espiritual; 2) Avaliar, por meio da Integrated Spiritual Intelligence Scale (ISIS) — Escala de Inteligência Espiritual Integrada, desenvolvida por Armam e Dryer (2008) — os níveis de domínio da Inteligência Espiritual dos discentes de Itacoatiara/AM; 3) Correlacionar as variáveis sociodemográficas com os resultados da (ISIS) dos discentes de Itacoatiara/AM. Para o alcance dos objetivos descritos, estabeleceu-se como a metodologia da pesquisa uma abordagem quali-quantitativa, cujo instrumento de coleta foi o questionário eletrônico respondido pelos alunos. O questionário em questão contém a ISIS, bem como perguntas de caráter sociodemográfico e perguntas abertas. Desse modo buscou-se avaliar as respostas dos formulários para análise dos objetivos. Constatou-se que 62% dos respondentes foram capazes de apresentar uma definição de QS com maior ênfase na perspectiva intrínseca, onde a média atribuída ao nível de QS, classificou-se como razoável. Houve destaque para três variáveis sociodemográficas para a elevação dos níveis dos domínios da QS entre os respondentes, sendo a idade, a religiosidade e a escolaridade. Dessa forma, os domínios Graça e Consciência, apresentaram um nível elevado respectivamente e transcendência, significado e verdade apresentaram níveis razoáveis. Por fim, conclui-se que o fator escolaridade proporciona no contexto de Itacoatiara/AM a elevação do QS, pois nos domínios com médias menores, a saber significado e graça, os indivíduos com escolaridade maiores, apresentaram níveis maiores desses domínios. Por fim, as análises mostraram que a capacidade imanescência, discernimento, liberdade, propósito e integridade elencada por Amram e Dryer, apresentaram baixa pontuação nas autoavaliações e caracterizaram-se como menos desenvolvidas no contexto da pesquisa.
Abstract
In order to talk about spirituality in organizations, some conceptual challenges need to be overcome and clarified, especially in the Brazilian context. The critical point is the association between the terms spirituality and religiosity. The present study sought to present in a systematic way - supported by the theoretical pillars of Zohar and Marshall - that spirituality is an inner human dimension, which establishes the mission, vision, values, meaning and purposes for an individual's life contexts. In this context, whether from a religious, intrinsic or existential perspective, the emergence and development of spirituality requires human intelligence, classified as spiritual. Together with Intellectual Intelligence (intellectual coefficient - IQ), we have emotional intelligence (emotional coefficient - QE) and spiritual intelligence (spiritual coefficient - QS). The acronym QS is derived from the English word Spiritual Quoeficient. Based on these assumptions, the present study adopted the following guiding question: “Do future workers in Itacoatiara / AM understand, develop and practice spiritual intelligence? The general objective of the study was “to evaluate how students from Itacoatiara / AM understand, develop and practice Spiritual Intelligence. In turn, the specific objectives were: 1) To assess the students' sociodemographic influences (gender, age, education, religiousness and profession), with Spiritual Intelligence; 2) Evaluate, through the Integrated Spiritual Intelligence Scale (ISIS) - Scale of Integrated Spiritual Intelligence, developed by Armam and Dryer (2008) - the levels of domain of the Spiritual Intelligence of the students of Itacoatiara / AM; 3) Correlate the sociodemographic variables with the results of the (ISIS) of the students from Itacoatiara / AM. To achieve the described objectives, a qualitative and quantitative approach was established as the research methodology, whose collection instrument was the electronic questionnaire answered by the students. The questionnaire in question contains ISIS, as well as socio-demographic and open-ended questions. Thus, we sought to evaluate the responses of the forms to analyze the objectives. It was found that 62% of the respondents were able to present a definition of SQ with a greater emphasis on the intrinsic perspective, where the average attributed to the level of SQ was classified as reasonable. Three sociodemographic variables were highlighted for the elevation of the levels of the QS domains among the respondents, being age, religiosity and education. Thus, the domains Grace and Consciousness, presented a high level respectively and transcendence, meaning and truth presented reasonable levels. Finally, it is concluded that the education factor provides in the context of Itacoatiara / AM the increase of the SQ, since in the domains with lower averages, namely meaning and grace, the individuals with higher education, presented higher levels of these domains. Finally, the analyzes showed that the capacity immanescence, discernment, freedom, purpose and integrity listed by Amram and Dryer, presented low scores in self-assessments and were characterized as less developed in the context of the research.