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Título
Gestão da cadeia de suprimentos: transparência na relação das empresas com seus clientes e fornecedores
Orientador
Fernando Celso de Campos
Autor
Evandro de Oliveira Sant’anna
Palavra chave
Transparência. Cliente. Fornecedor. Supply Chain Management. SCM
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
22/02/2021
Nº Downloads
349
Resumo
O relacionamento das empresas com seus Clientes e Fornecedores sempre mereceu especial atenção das pesquisas sobre gestão e dos próprios gestores. As organizações encaram o assunto com preocupação, pois a velocidade das mudanças nos ambientes de negócios tem produzido efeitos nessa relação. Tomada pela ótica da Transparência, Clientes e Fornecedores têm tentado evoluir e se proteger. Debaixo do arcabouço teórico das Cadeias de Suprimentos, eles vêm construindo formatos mais sólidos de se relacionar. Os principais objetivos dos negócios, como desenvolvimento e rentabilidade, têm dividido tempo e recursos com regras e contratos. Este trabalho tem como objetivo identificar o nível atual de percepção das empresas quanto à transparência no relacionamento com seus clientes e fornecedores bem como as perspectivas futuras. Os métodos adotados foram: Revisão Narrativa, Revisão Sistemática da Literatura e survey. Como resultado chegou-se ao entendimento de que a Transparência é um caminho sem volta para o desenvolvimento das empresas. Profundamente desenvolvida em alguns aspectos, ela ainda possui espaços para amadurecer em outros. Temas como conhecer, se mostrar e participar ganham relevância nesse processo em assumir o relacionamento como transparente. Com uma ótica temporal, verifica-se que a atual gestão das empresas possui áreas com “maior ou menor” Transparência. Mas não há questionamento quanto se trata do futuro. Mais adiante todos os relacionamentos entre Cliente e Fornecedor serão baseados na Transparência.
Abstract
The relationship of companies with their Customers and Suppliers has always deserved special attention from management research and managers themselves. Organizations view the issue with concern, as the speed of changes in business environments has had an effect on this relationship. Taken from the perspective of Transparency, Customers and Suppliers have been able to evolve and protect themselves. Under the theoretical framework of supply chains, they have built more solid formats to relate to. The main business objectives, such as development and profitability, have divided time and resources with rules and contracts. This work aims to identify the current level of perception of companies regarding transparency in the relationship with their customers and suppliers as well as future prospects. The methods adopted were: Narrative Review, Systematic Literature Review and Survey. As a result, it has been understood that Transparency is a path without a return for the development of companies. Deeply developed in some respects, it still has spaces to mature in others. Topics such as knowing, showing and participating gain relevance in this process in assuming the relationship as transparent. With a temporal perspective, it is verified that the current management of companies has areas with "greater or lesser" Transparency. But there is no question as to the future. Further on all customer-supplier relationships will be based on Transparency.