Visualização do documento
Título
Estratégias de marketing no setor de Dimension Stones: um estudo do mercado internacional
Orientador
Nadia Kassouf Pizzinatto
Autor
Antonio Carlos Guidi
Palavra chave
Estratégias de marketing transacional. Estratégias de marketing de relacionamento. Mercado varejista. Setor de rochas ornamentais
Grupo CNPQ
Programa
DR - ADMINISTRAÇÃO
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
12/12/2019
Nº Downloads
587
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo central investigar as estratégias de Marketing Transacional (MT) e de Relacionamento (MR) quando aplicadas ao setor de rochas ornamentais do mercado americano. Foram investigados os atributos mais valorizados pelos compradores organizacionais visando identificar estratégias para os dois enfoques de Marketing que sejam mais adequados à prospecção de novos clientes e fidelização dos que são usuários em uma organização brasileira que atua nesse setor da economia. Metodologicamente, inicia-se como Estudo Exploratório e numa segunda etapa, desenvolveu-se um Estudo Descritivo Estatístico, (survey), junto a consumidores organizacionais (distribuidores e marmoristas) do mercado alvo. Ao final desta pesquisa, apresentou-se uma sintese da proposição de estratégias de Marketing Marketing Transacional e de Relacionamento para conquista e fidelização desse mercado, bem como um conjunto de contribuições gerenciais. Todos os procedimentos estatísticos foram realizados por meio do auxílio de softwares específicos. Dessa forma, o trabalho buscou verificar a aderência das estratégias de marketing das empresas do setor de rochas ornamentais nacionais junto às expectativas do mercado varejista americano e, após definir melhor o perfil do potencial consumidor no momento, em que este decide adquirir rochas ornamentais nacionais, destacou-se o enfoque de Marketing (Transacional ou Relacional) mais adequado na definição de estratégias mercadológicas pelos representantes do setor.
Abstract
The main objective of this research was to investigate Transactional (MT) and Relationship (MR) Marketing strategies when applied to the US ornamental stone sector. Were investigated or the attributes most valued by organizational buyers to identify strategies for the two marketing approaches that are best suited to prospecting new customers and loyalty of those who are users in a Brazilian organization that operates in this sector of the economy. Methodologically, it begins as an Exploratory Study and in a second stage, develops a Descriptive Statistical Study (survey), with organizational consumers (distributors and marble) of the target market. At the end of this research, we presented a summary of the proposition of Marketing strategies Transactional and Relationship Marketing to conquer and retain this market, as well as a set of management contributions. All statistical procedures were performed using specific softwares. Thus, the work sought to verify the adherence of marketing strategies of companies in the national ornamental stone sector to the expectations of the American retail market and, after better defining the profile of the potential consumer at the moment when he decides to acquire national ornamental stones, The most appropriate Marketing approach (Transactional or Relational) was highlighted in the definition of Marketing strategies by industry representatives.