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Título

FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO E DINÂMICAS DISCURSIVAS

Orientador

PROFA. DRA. MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO

Autor

MATEUS HENRIQUE DO AMARAL

Palavra chave

Formação de professores. Educação Especial. Processos de significação. Estágio Supervisionado da licenciatura.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

27/02/2019

Nº Downloads

803

Resumo

O presente trabalho focaliza a formação no estágio supervisionado da licenciatura no tocante às ações voltadas para a escolarização dos alunos com deficiência na escola comum. Tem como objetivo a análise dos processos de significação e a dinâmica discursiva no âmbito da supervisão de estágio em Educação Inclusiva da licenciatura, atentando aos indicativos de apropriações conceituais e ressignificações produzidas neste contexto. Toma-se como referência as considerações teóricas da psicologia histórico-cultural de Lev S. Vigotski (1896-1934) e sua Escola, no diálogo com a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem de Mikhail M. Bakhtin (1895-1975) e seu Círculo. Compreende-se que a consciência é produto da atividade humana, construída nas interlocuções com o(s) outro(s), mediadas por conceitos e conhecimentos (sentidos e significados). Desse modo, a palavra assume papel fulcral nos processos de constituição humana, guardando em seu conteúdo interno as relações sociais concretas. Compõe esta pesquisa um estudo de campo realizado sobre as relações da professora e pesquisador com discentes matriculados no sétimo semestre de um curso de licenciatura em Letras - Língua Portuguesa de uma universidade comunitária confessional, no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Inclusiva. Os registros foram feitos a partir da gravação em áudio e anotações em diário de campo dos momentos de supervisão na universidade. A análise do material empírico foi organizada em três eixos, buscando identificar: 1) a organização da escola e o aluno com deficiência; 2) o compromisso com a escolarização do aluno; e 3) as práticas de ensino na escola comum. Nos episódios selecionados, as experiências práticas ganham destaque nos processos de generalização e construção de conhecimento no estágio, assim como a professora supervisora tem um papel importante na condução e orientação dos processos de significação. Percebe-se que a produção de sentidos remete a práticas e discursos histórico e socialmente (re)construídos, desestabilizando-os e dando indícios de edificação, no plano conceitual, de práticas compromissadas com a apropriação do conhecimento pelo aluno com deficiência na escola comum. Contudo, estes dizeres também sinalizam para os limites impostos pelas condições concretas de uma sociedade sustentada por forças sociais que visam a manter seus interesses e hegemonia. Considera-se, na atual conjuntura, de progressiva desvalorização da licenciatura e da formação teórica, política e crítica do professor, a necessidade de compromisso com um projeto intencional de formação docente. Um projeto que tome a análise das relações sociais concretas nas quais a inclusão dos alunos com deficiência é proclamada e se volte para o engajamento na construção de um modelo social compromissado com a máxima humanização de todos.

Abstract

This work focuses on the initial teachers’ training regarding the schooling of students with special needs in the regular school. It aims to analyze the signification processes and the discursive dynamics in the scope of internship supervising in the degree of Inclusive Education, taking into account the conceptual appropriation indicatives and resignifications made in this context. It is taken as a reference the theoretical considerations of the historical-cultural psychology of Lev S. Vygotsky (1896-1934) and his School, in the dialogue with the language enunciative-discursive perspective of Mikhail M. Bakhtin (1895-1975) and his Circle. It is understood that consciousness is a product of human activity, built in the interlocutions with other (s), mediated by concepts and knowledges (senses and meanings). In this way, the word assumes a vital role in the processes of human constitution, keeping in its internal content the concrete social relations. This research is embed by a field study carried out on the relation between teacher and researcher with students enrolled in the seventh semester of a licentiate Degree in Portuguese Language of a confessional community university, within the scope of the subject of Supervised Internship in Inclusive Education. The records were made from audio recording, and notes were taken in field journal describing the moments of supervision in the university. The analysis of the empirical material was organized in three axes, seeking to identify: 1) the school organization and the student with special needs; 2) accountability and commitment to the student's schooling; and 3) teaching practices in the regular school. In the chosen episodes, the practical experiences gain prominence in the processes of generalization and knowledge construction in the internship, just as the supervising teacher plays an important role in the conduction and orientation of the signification processes. It is noticed that the production of senses refers to practices and speeches historically and socially (re)built, destabilizing them and giving indications of a conceptual construction of committed practices with the appropriation of knowledge by the student with special needs in the regular school. However, these sayings also point to the limits imposed by the concrete conditions of a society sustained by social forces that aim to keep their interests and hegemony. It is considered, in the actual conjuncture, the progressive devaluation of the degree and the theoretical, political and critical formation of the teacher, the need to commit to an intentional teacher training project. A project that takes the analysis of the concrete social relations in which the students with special needs inclusion is proclaimed and turns to the engagement in the construction of a compromised social model with the maximum humanization of all.