Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A EDUCAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Orientador

PROFA. DRA. ANDREZA BARBOSA

Autor

SAMUEL INDJALÁ

Palavra chave

Educação. Guiné-Bissau. Políticas Educacionais. Sistema Educacional.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/02/2019

Nº Downloads

947

Resumo

Essa dissertação procura sistematizar a produção acadêmica sobre a educação na Guiné-Bissau, de forma a compreender como os pesquisadores têm tratado a temática da educação nesse país. Para tanto, foi realizado o levantamento e análise de teses e dissertações defendidas no Brasil e em Portugal, tendo sido utilizado como fonte de coleta de informações o Banco de Tese e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Discute-se o contexto histórico do sistema educativo guineense, visando compreender suas diversas fases, assim como os principais elementos de entrave ao processo de ensino-aprendizagem. Por fim, apresenta-se, através de alguns eixos de análises, que constituem os temas recorrentes observados nas pesquisas analisadas, a produção sobre a temática da educação na Guiné-Bissau. Esses eixos são: Dificuldade de acesso ao sistema educativo na Guiné-Bissau; Língua portuguesa como fator de entrave ao processo de ensino-aprendizagem; e Formação de professores.Comos resultados da pesquisa, foi possível identificar que o acesso ao sistema educativo guineense é ainda insuficiente, sobretudo no interior do país. No tocante à língua portuguesa, ela é compreendida por uma pequena porcentagem da população de maneira fluente, o que faz dela uma língua estranha para a maioria da população. Neste contexto, entende-se que seu uso nas escolas, principalmente nas fases iniciais, poderia ser intercalado com crioulo (língua nacional), para permitir maior compreensão do conteúdo. Referente à formação de professores, esta é entendida, de modo geral, como insuficiente. Em suma, conclui-se que os três eixos elencados servem para colaborar e compreender a situação da educação pública neste país, destacando-se as dificuldades encontradas para consolidar uma educação de qualidade que atenda a uma parcela maior da população guineense.

Abstract

This dissertation seeks to systematize academic production on education in Guinea-Bissau in order to understand how researchers have addressed the issue of education in Guinea-Bissau. In order to do so, it was carried out the survey and analysis of theses and dissertations defended in Brazil and Portugal, and the thesis and dissertation bank of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the Repository Scientific Committee of Open Access of Portugal (RCAAP). It discusses the historical context of the Guinean educational system, aiming to understand its various phases, the main obstacles to the teaching-learning process. Finally, through some analysis axes, it is presented the recurrent themes observed in the surveys analyzed, the production on the theme of education in Guinea-Bissau. These axes are: Difficulty of access to the education system in Guinea-Bissau; Portuguese language as a factor hindering the teaching-learning process; and Teacher training. With the results of the research it was possible to identify that access to the Guinean educational system is still insufficient, especially in the interior of the country. Regarding the Portuguese language, it is understood by a small percentage of the population in a fluent way, which makes it a foreign language to another major part. In this context, it is understood that its use in schools, especially in the early stages could be interspersed with Creole (national language) to allow greater understanding of the content. Regarding teacher training, it is generally understood as weak or even insufficient. In short, it is concluded that the three axes listed serve to collaborate and understand the situation of public education in this country, highlighting the difficulties encountered to consolidate a quality education that serves a larger portion of the Guinean population.