Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

“DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO SUPERIOR”

Orientador

PROFA. DRA. MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO

Autor

TÂNIA VALÉRIA DE OLIVEIRA SCARANELLO

Palavra chave

Ensino Superior. Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão Social.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/02/2019

Nº Downloads

649

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender os desafios e as possibilidades para uma prática inclusiva para uma formação humana e profissional na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino superior. Pretendo conhecer as relações que se estabelecem no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais no ensino superior, a partir da percepção dos próprios sujeitos (alunos e professores) que vivenciam essa realidade. Para isso, tenho como objeto de análise o contexto de um núcleo de acessibilidade estruturado em uma instituição privada de ensino superior do interior do Estado de São Paulo – uma estrutura micro como referencial para se compreender o macro. Para conhecer a percepção dos próprios sujeitos sobre a experiência vivida no contexto da inclusão, tomo como instrumentos de pesquisa o questionário estruturado e a entrevista semiestruturada. Para o processo de apreensão das significações constituídas pelo sujeito ante a realidade com a qual se relaciona, tomo como proposta metodológica de análise e interpretação dos dados da pesquisa, a dimensão histórico-dialética de núcleos de significação, analisados à luz da perspectiva da psicologia histórico-cultural, da Escola de Vigotski, na medida em que esta teoria ajuda a refletir sobre os desafios postos pelos contextos sociais, econômicos, políticos e tecnológicos em que são construídas as relações sociais em nossa sociedade. Para essa reflexão, recorremos também a outros autores que se dedicaram ao estudo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva da pessoa com deficiência. Considerando que o processo de constituição cultural é um processo dialético, para conhecer o contexto maior – a macroestrutura – que subsidia as ações e práticas na perspectiva da inclusão, sobretudo na área da Educação, realizo um breve resgate dos principais marcos político-legais registrados desde 1948 até a constituição da Lei 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). A título de conclusão, compreendemos que os avanços na legislação brasileira realmente representam possibilidades para a inclusão de todos os alunos em sua singularidade, incluindo os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais no ensino superior. Contudo, para que essas possibilidades se efetivem na vida prática desses alunos, compreendemos que as universidades precisam ir mais além, no empoderamento do seu papel de agente de transformação social, para romper com os mecanismos de regulação da macroestrutura, que hoje é o principal desafio a ser vencido no processo de inclusão no país.

Abstract

The objective of this research is to understand the challenges and possibilities for inclusive practice in a human and professional education from the perspective of the Specialized Educational Assistance (AEE) in higher education. My intent is to know the relationships established in the teaching and learning process of students with disabilities and/or special educational needs in higher education, based on the perception of the subjects themselves (students and teachers), who experience such reality. My object of analysis is the context of a structured accessibility center in a university in a country town of the State of São Paulo – a microstructure as a reference for understanding the macro one. In order to find out the subjects’ perception of the experience lived in the context of inclusion, I use a structured questionnaire and a semistructured interview as research instruments. For the process of apprehension of the meanings developed by the subjects in face of the reality they live, my methodological proposal of analysis and interpretation of research data is the historical and dialectical dimension of nuclei of signification, analyzed in the light of Vygotsky’s cultural-historical psychology, insofar as this theory helps to reflect on the challenges posed by the social, economic, political, and technological contexts in which social relations are built in our society. For such reflection, I also turn to other authors who have dedicated themselves to the study of special education in an inclusive education approach of the disabled person. Considering that the process of cultural constitution is a dialectical process, in order approach the larger context – the macrostructure – that subsidizes actions and practices in the perspective of inclusion, especially in the area of Education, I make a brief survey of the main political and legal frameworks registered since 1948 until the constitution of Law 13,146 / 2015 – the Brazilian Law on the Inclusion of People with Disabilities (Statute for the Person with Disability). Finally, we understand that the advances in the Brazilian legislation really represent possibilities for the inclusion of all students in their singularity, including students with disabilities and/or special educational needs in higher education. However, in order for these possibilities to take effect in the practical life of these students, we understand that universities need to go further, empowering their role as social transformation agents, to break with the macrostructure regulation mechanisms, which are now the main challenge to be met in the country’s process of inclusion.