Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O TRABALHO DOCENTE NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)

Orientador

PROFª. DRª. ANDREZA BARBOSA

Autor

VALÉRIA CRISTINA GUADAGNIM

Palavra chave

Trabalho Docente. Políticas Educacionais. Formação Continuada de Professores. PNAIC.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

18/02/2019

Nº Downloads

794

Resumo

As reformas neoliberais implementadas no Brasil, a partir da década de 90, estabeleceram uma nova forma de gestão intitulada Nova Gestão Pública (NGP). Esse modelo gerencialista de administração provocou mudanças na organização e na forma de gestão da educação e das escolas por todo Brasil, afetando o trabalho docente. Nesse contexto, surgem programas que visam implementar mudanças na educação brasileira que, alinhando-se aos princípios do gerencialismo, visam atingir resultados. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um desses programas que visa alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade e, para tanto, prevê a realização de cursos de formação para que os professores possam realizar essa tarefa. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar como o trabalho docente é abordado nos documentos do PNAIC. Para atingir esse objetivo, além da revisão de literatura, foi realizada uma pesquisa documental. Os resultados apontam que o trabalho docente no contexto do PNAIC é marcado por um controle de resultados que afeta a formação dos professores e impacta a organização do trabalho pedagógico, tendo em vista o grau de exterioridade do programa na relação com o professor e seus alunos, atribuindo responsabilização. A responsabilização é aferida pela avaliação externa que gera novos indicadores para o ano seguinte concebendo o professor apenas como executor, cerceando sua autonomia. Sendo assim, o PNAIC se estrutura através dos resultados da avaliação externa que atende aos critérios da eficiência e da eficácia.

Abstract

The neoliberal reforms implemented in Brazil, in the 1990's, established a new form of management called New Public Management (NGP). This managerial model of administration has caused changes in the organization and management of education and schools throughout Brazil, affecting the teaching work. In this context, there are programs that aim to implement changes in Brazilian education that, following the principles of managerialism, are aimed at achieving results. The National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) is one of those programs that aims to teach all children up to 8 years old to read and write, therefore, the program provides training courses so that teachers can perform this task. Thus, the objective of this research is to analyze how the teaching work is approached in the PNAIC documents. To achieve this goal, in addition to the literature review, a documentary research was carried out. The results point out that the teaching work in the context of PNAIC is marked by a control of results that affects the continuing education of the teachers and impacts the organization of the pedagogical work, considering the degree of externality of the program in relation to the teacher and students, attributing responsibility. Responsibility is measured by the external evaluation that generates new indicators for the following year, conceiving the teacher only as executor, limiting their autonomy. Therefore, PNAIC is structured through the results of the external evaluation that meets the criteria of efficiency and effectiveness.