Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

MODELAGEM DE PROCESSOS PARA A REESTRUTURAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SERVIÇOS EM ENGENHARIA DE TRÂNSITO: O CASO EMDEC - CAMPINAS

Orientador

FERNANDO CELSO DE CAMPOS

Autor

JOSÉ VIEIRA DE CARVALHO

Palavra chave

MODELAGEM DE PROCESSOS PARA A REESTRUTURAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SERVIÇOS EM E

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

30/08/2006

Nº Downloads

1570

Resumo

O presente trabalho evidencia a importância de integrar a Modelagem de Processo Operacional, a Engenharia da Produção e a Engenharia de Trânsito para uma gestão estratégica em uma organização prestadora de serviços. O objetivo de integrar essas técnicas é o de proporcionar vantagens aos usuários do sistema viário da Cidade de Campinas – São Paulo e à organização prestadora de serviços, ao colocar em evidência a estratégia da organização. O trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de gestão estratégica por meio da utilização das perspectivas da Modelagem de Processos Operacional para escolha dos macro-processos e dos processos a serem otimizados. O resultado esperado da integração dos temas abordados consiste em desenvolver uma análise qualitativa quanto ao gerenciamento da informação e que possibilite o acompanhamento dos resultados em vários níveis, tornando possível uma visualização micro e macro das unidades de produção de serviços. Isso permite a conexão de atividades estratégicas e, quando necessária, uma análise e reavaliação de suas estratégias de serviços e de suas ações, possibilitando uma correção rápida de rumo para adequar-se às necessidades e alcançar os objetivos da organização. O departamento de trânsito em questão apresenta-se em franco desenvolvimento, demonstra carência de um gerenciamento formal, motivo pelo qual foi objeto de estudo neste trabalho. Assim, para desenvolver o modelo, fez-se necessário uma revisão teórica sobre trânsito, qualidade na prestação de serviços e gestão da informação. Com base nesses estudos e na experimentação prática na área da Engenharia de Trânsito de Campinas, estabeleceu-se uma proposta que consta descrita detalhadamente neste trabalho.

Abstract

The present work shows the importance of integrating Model Process Operation, Engineering Product and Engineering Transit for a strategic management in organizacion lender of service. The objective of integrating these techniques is to provide advantage to the users of the road system of the city of Campinas - São Paulo to the organization of services, by putting in evidence the strategy of organization. The work presents the development of strategic management model by using the perspectives of Model Process Operation for the choice of the macro-processes, the processes to be optimized.The expected results of this integration of boarded subjects consist of developing a qualitative analysis how much to the management of the information that make possible to accompany the results in several levels, making possible a micro and macro observation of the business units. This allows the connection of strategic activities and, when necessary, an analysis and revaluation of their business strategies and actions, allowing a fast correction of direction adapted to the market in order to reach the objectives and goals of the organization. The departament of transit in question show in development. The department of transit in question is presented in frank development, demonstrates lack of a formal management, reason for which was object of study in this work. Thus, to develop the model, one became necessary a theoretical revision and on the transit, quality in the rendering of services and management of the information. Based on those studies and practical experimentation in a area of the Engineering of transit of Campinas - SP,) it has been developed a model that consists of ten phases, described in full detail in this work.