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Título
CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Orientador
Profa. Dra. RENATA CRISTINA OLIVEIRA BARRICHELO CUNHA
Autor
ALDENIZA DE OLIVEIRA XIMENES
Palavra chave
Didática. Curso de Pedagogia. Formação de professores.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
28/08/2018
Nº Downloads
520
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como licenciandos do Curso de
Pedagogia e professores de Didática do Centro de Ciências Sociais de Educação da
Universidade do Estado do Pará (CCSE/UEPA) compreendem as contribuições da
disciplina para a formação de professores da Educação Básica. A questão da
pesquisa é: como os professores e licenciados compreendem as contribuições da
disciplina Didática para a formação de professores da Educação Básica? A
investigação foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, apoiada na
aplicação de 151 questionários a licenciandos do curso de Pedagogia e no diálogo
com 38 licenciandos, organizados em grupos de discussão, além de entrevistas com
cinco professoras que compõem o quadro da disciplina de Didática da instituição. A
discussão teórica problematiza o curso de Pedagogia, o campo da Didática e suas
implicações na formação do professor para a Educação Básica. Os resultados,
baseados na análise de conteúdo, evidenciam que apesar de muitos limites, a
disciplina Didática é compreendida como importante e necessária no currículo, porque
pode favorecer a compreensão de conceitos relevantes ao contexto de ensino;
permitir uma melhor percepção sobre questões inerentes ao processo de ensinar e
aprender e sobre o papel do professor; provocar reflexões acerca do papel da
educação e do ensino e aprendizagem na transformação do homem em sociedade;
preparar os licenciandos para refletirem sobre o processo de ensino e aprendizado,
considerando questões que envolvem: o que ensinar? Como? Por quê? A quem? E,
onde se ensina?; promover a aproximação crítica com o contexto de ensino e a
realidade da profissão docente; e ajudar a interpretar a prática de ensino de uma
maneira abrangente, reconhecendo os fundamentos das ações educativas. A partir
do confronto de perspectivas dos professores e dos licenciandos é possível
depreender que a disciplina Didática do CCSE/UEPA apresenta um caráter dinâmico
e contraditório, fruto das marcas históricas do próprio campo e do esforço de
superação de dificuldades da organização curricular e reelaboração de sentidos dos
atores envolvidos: a perspectiva instrumental da Didática é questionada pela
necessidade de leitura do contexto da ação de ensino e pela concepção de ensino
como reflexão; a ênfase na transmissão de conteúdos é tensionada pela consideração
de questões políticas da educação, exigindo a reflexão crítica sobre o papel do
professor; o reconhecimento da articulação teoria-prática põe em questão a relação
Universidade-Educação Básica e a dissociação com os estágios supervisionados.
Abstract
This research aims to understand how the students of the Pedagogy Course and
teachers of Didactics, from Centro de Ciências Sociais de Educação, at Universidade
do Estado do Pará (CCSE/UEPA), understand this subject contribution to the formation
of the Basic Education teachers. The research question is: how do teachers and
students understand the contributions of Didactics to the formation of Basic Education
teachers? The research was developed from a qualitative approach, supported by the
application of 151 questionnaires to Pedagogy students and dialogue with 38 students,
organized in discussion groups, as well as interviews with five teachers who teach the
subject in the institution. The theoretical discussion problematizes the Pedagogy
course, the field of Didactics and its implications in the formation of teachers for Basic
Education. The results, based on content analysis, show that despite many limitations,
the subject is understood as important and necessary in the curriculum, because it can
favor the understanding of relevant concepts to the teaching context; it allows a better
perception about issues inherent in the process of teaching and learning and the
teacher role; it induces reflections on the education role and teaching and learning in
the transformation of people in society; it prepares students to reflect on the teaching
and learning process, considering issues that involve: what to teach? How? Why? For
whom? And, where to teach?; it promotes a critical approach to the teaching context
and reality of teaching profession; and it helps to interpret teaching practice in a
comprehensive manner, recognizing the fundamentals of educational actions. From
the perspective of the teachers and the students, it is possible to understand that
Didactics, offered at CCSE/UEPA, has a dynamic and contradictory character, due to
the historical marks of the field itself and to the effort to overcome difficulties of the
curricular organization and, also, to the re-elaboration of meanings of the actors
involved: the instrumental perspective of Didactics is questioned, considering the need
to read the context of teaching and the conception of teaching as reflection; the
emphasis on content transmission is strained by the consideration of educational policy
issues, requiring critical reflection on the teacher role; the recognition of theory-practice
articulation sets into question the relationship between University-Basic Education and
the dissociation with the supervised internship.