Visualização do documento
Título
FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA, REFLEXIVIDADE E POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: um estudo a partir da análise dialógica do discurso
Orientador
PROF. DR. THIAGO BORGES DE AGUIAR
Autor
JOSELENE RODRIGUES HENRIQUES
Palavra chave
formação continuada centrada na escola. coordenação pedagógica. análise dialógica do discurso. contexto e reflexividade.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
18/12/2019
Nº Downloads
448
Resumo
Na presente tese, tive como objetivo compreender a atuação do Coordenador Pedagógico para a formação continuada centrada na escola, enquanto parte do processo de desenvolvimento profissional docente. Para tanto, relato o percurso da pesquisa desenvolvida a partir da análise dialógica do discurso, considerando a perspectiva do profissional crítico-reflexivo. Tomei, desse modo, como objeto de análise, enunciados proferidos em reuniões pedagógicas realizadas na escola onde atuo, coletadas ao longo de três anos (2012-2014). Metodologicamente, sobre estes me debrucei, em movimentos de aproximação e distanciamento, com base nas contribuições de Bakhtin e seu Círculo e a metodologia indiciária de Ginzburg. No exercício de análise, além de evidenciar a presença das três dimensões inerentes à dialogicidade, na perspectiva bakhtiniana, foi possível observar diferentes níveis de lógica refletiva nos modos de explicitar o pensamento, constatando a existência de um modelo reflexivo de discussão nessa escola. Ao final do estudo, destaquei um conjunto de nove possibilidades de formação continuada centrada na escola, vinculadas à atuação do Coordenador Pedagógico, nessa escola, envolvendo o (re)conhecimento das vozes que definem a escola; a reflexão sobre vozes externas que influenciam as dinâmicas internas do fazer pedagógico; a reflexão sobre concepções de avaliação; a socialização de práticas; a definição de projetos inter/multidisciplinares, em discussões nas quais ensinar e aprender uns com os outros sejam ações valorizadas por todos; as transformações emergentes quanto a inovações tecnológicas e metodológicas; a reflexão sobre concepções enraizadas em nós; a reconstrução das normas e práticas da cultura escolar; o estabelecimento de parcerias entre docentes. A tese permite, então, um diálogo da pesquisadora consigo mesma (a outra eu), compreendendo que, se o objeto das ciências humanas “é o ser expressivo e falante”, que nunca coincide consigo mesmo, ele é inesgotável em seu sentido e significado. Além disso, aponta para a potência reflexiva das reuniões pedagógicas mediadas pelo Coordenador Pedagógico como espaços de alteridade, de diversidade, de confronto e de tensão – elementos inerentes ao processo formativo.
Abstract
The present thesis relates the course of a developed research which the aim is to understand the role of Pedagogical Coordinator in the Continuing Professional Education focused in the school and making part of the process of the Professional Development in Education, starting from the Dialogic Discourse Analysis and considering the perspective of the professional critical and reflexive. The object of the analysis departed from the pronounced statements in the Pedagogical Meetings carried out in an elementary school and registered during three years (from 2012 until 2014). These statements were deeply studied considering the contributions of Bakhtin and his Circle besides the Ginzburg’s Method of the Indiciary Paradigm. In the analysis, besides the three different dimensions that were intrinsically connected to the dialogic from the perspective of Bakhtin, it was possible to observe the different level of reflexive logic, specifying the idea and show the existence of a reflexive model in the discussions in the current school. In the end of the research, it was possible to notice a group of nine possibilities of Continuing Professional Education connected with the performance of the Pedagogical Coordinator. It involved the recognition of the voices that defines the school: the reflection about the external voices that influence the internal dynamics of the pedagogical working; the reflection about the evaluation conceptions; the socialization of practices; the definition of projects inter/multidisciplinarities and discussions about teaching and learning with each other could be actions valorized by everyone; the emergent transformations about the technological and methodological innovations, the reflection about conceptions embedded in the people involved in the work; the reconstruction of general rules and school culture practices; the establishment of partnerships among the teachers. Therefore, the thesis allows the internal dialogue of the own researcher (the other me) besides understanding that the aim of the Human Sciences “is the being expressive and articulate” and this is something unlimited in sense and meaning. Furthermore, it indicates the reflexive potential of the Pedagogical Meeting with the Pedagogical Coordinator: an environment of divergences, diversity, conflicts and tension – inherent elements in the formative process.