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Título
Ensino da música na perspectiva inclusiva: desafios para sua efetivação na educação básica
Orientador
Maria Cecília Rafael de Góes
Autor
Silvia Gomes Correia
Palavra chave
Educação musical. Inclusão escolar. Teoria histórico-cultural.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
28/09/2019
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Resumo
Este trabalho, de cunho teórico, teve como objetivo geral problematizar as condições para a efetivação do ensino da música junto a alunos com necessidades educacionais especiais, no âmbito da educação básica. O estudo partiu das seguintes indagações: Qual é o papel da educação musical ou educação estética para pessoas com deficiência? Como o ensino de música pode ser proposto na perspectiva inclusiva? Que concepções pedagógicas devem ser assumidas pelo professor para compreender e atuar num processo musical inclusivo? O estudo toma como referências principais as proposições da teoria histórico-cultural de Lev S. Vigostki sobre desenvolvimento humano, educação escolar e educação estética, assim como as contribuições de autores atuais da educação musical que também se orientam por essa abordagem. As análises se ancoram na premissa de que a arte mobiliza o afeto e a razão, tanto nos processos de criação como de fruição, e consiste numa atividade singular que é aprendida na cultura e é indispensável para o desenvolvimento humano. Com base nessas ideias e referências, o estudo focaliza a educação musical e aborda desafios que precisam ser superados para a concretização do ensino da música sob a abordagem da inclusão socio-educacional. Nessa direção, pretende-se dar visibilidade às condições estabelecidas pelas diretrizes oficiais, que corroboram com a desvalorização do ensino da música na educação básica, problema ao qual se acrescentam as dificuldades de implementação da educação inclusiva. Para tanto, a linha de discussão dá destaque ao papel do professor e busca abranger dois conjuntos de questões: 1) obstáculos para a implantação da educação musical no contexto da inclusão escolar, a partir de análises da legislação e da literatura, que se referem à música e à educação de alunos com deficiência ou outras necessidades especiais; e
2) indicações propositivas para o ensino da música na perspectiva inclusiva, derivadas de discussões e pesquisas que tomam por base a teoria histórico-cultural
Abstract
This theoretical work aimed to problematize the conditions for the teaching of music to students with special educational needs, in the context of basic education. The study started from the following questions: What is the role of music education or aesthetic education for people with disabilities? How can music education be proposed from an inclusive perspective? What pedagogical conceptions should be assumed by the teacher to understand and act in an inclusive musical process? The study takes as its main reference the propositions of Lev S. Vigostki's historical-cultural theory about human development, school education and aesthetic education, as well as the contributions of current authors of music education who are also guided by this approach. The analyses are based on the premise that art mobilizes affection and reason, both in the processes of creation and enjoyment, and is a unique activity that is learned in culture and is indispensable for human development. Based on these ideas and references, the study focuses on music education and addresses challenges that need to be faced for the implementation of music teaching within the approach of socio-educational inclusion. In this direction, it is intended to give visibility to the conditions established by the official guidelines, which corroborate the devaluation of music teaching in basic education, a problem to which the difficulties of implementing inclusive education are added. To this end, the discussion highlights the role of the teacher and seeks to cover two sets of questions: 1) obstacles to the implementation of music education in the context of school inclusion, based on analyses of legislation and literature, which refer to music and education of students with disabilities or other special needs; and 2) propositional indications for the teaching of music from an inclusive perspective, derived from discussions and research based on historical- cultural theory.